image not available
Fundação Ratzinger: padre Roberto Regoli é o novo presidente
Clipping

A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI anunciou a nomeação do padre Roberto Regoli como seu novo presidente, em substituição ao padre Federico Lombardi, cujo mandato de dez anos chegou ao fim. O anúncio foi divulgado em 27 de janeiro de 2026 e ocorre no contexto da renovação quinquenal dos órgãos institucionais da Fundação.

Criada em 1º de março de 2010, a Fundação tem como missão promover e incentivar o estudo, o conhecimento e a difusão da teologia e da obra de Joseph Ratzinger — Papa Bento XVI — por meio de projetos, conferências e seminários.

O padre Regoli, reconhecido historiador da Igreja e professor de história contemporânea na Pontifícia Universidade Gregoriana, dirige o Departamento de História da Igreja e a revista Archivium Historiae Pontificiae. Em comunicado, ele expressou gratidão pelo legado do padre Lombardi e destacou o início de um “quinquênio fascinante”, com foco nas comemorações do centenário do nascimento de Joseph Ratzinger em 2027.

Além da presidência, foram renovados outros membros do Conselho de Administração e do Comitê Científico, incluindo figuras como o arcebispo Georg Gänswein, professor Achim Buckenmaier, a advogada Francesca Bazoli e Alberto Gasbarri, bem como cardeais e arcebispos nomeados para o comitê científico.

Fonte: Vatican News
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2026-01/fundacao-ratzinger-padre-roberto-regoli-novo-presidente.html