As disciplinas apresentadas neste ementário fazem parte dos currículos de Graduação em vigor na PUC-Rio. As disciplinas são identificadas pela sigla do Departamento que as administra, seguida de um número de 4 algarismos, em que o milhar indica o nível em que a disciplina é ministrada. No caso de Graduação o algarismo 1.
A carga horária de cada disciplina é indicada por 3 números entre parênteses, separados por hífen, que significam, respectivamente: o número semanal de aulas teóricas, de exercício e de laboratório. Assim: (4-0-3) significa 4 horas semanais de aula teórica, ausência de aulas de exercício e 3 horas semanais de laboratório.
As relações entre fé e razão no discurso teológico. A evolução histórica do pensamento teológico cristão ocidental. As exigências e as tarefas atuais da Teologia na interação com a razão.
Tipo: OC
CR: 4
Análise da situação de comunicação na universidade e identificação do código e das estratégias discursivas adequadas a essa situação. Tipologia, propriedades e qualidades do texto acadêmico.
Tipo: OC
CR: 4
Visão geral da história do povo bíblico e dos seus escritos. A Bíblia como livro: línguas, transmissão escrita e oral, traduções antigas e conservação material dos textos, formação do AT e do NT. Coleções dos livros bíblicos, os cânones judaico, católico e protestante. A Bíblia como livro sagrado: a questão da revelação, inspiração e inerrância. Métodos de leitura crítica dos textos bíblicos: o método histórico-crítico e outros métodos de abordagem dos textos sagrados. Questões de hermenêutica.
Tipo: OC
CR: 4
Revelação e fé: fundamentos da Teologia.; da apologética à teologia fundamental; o ponto de partida antropocêntrico: o ser humano, ouvinte da Palavra; a Escritura fonte da Revelação; a tradição e o magistério da igreja; a fé, seus condicionamentos e implicações.
Tipo: OC
CR: 4
Tipo: OC
CR: 4
Tipo: OC
CR: 6
Grego koiné do Novo Testamento: Alfabeto; noção de casos; particularidades do grego (acentos, espíritos e pronúncia). Morfologia: I e II declinações (artigo, substantivo, adjetivo, pronome) e verbos. Memorização das declinações e de léxicos. Tradução de frases do grego para o português. Elementos gramaticais de morfologia e sintaxe com o uso de exercícios e leitura com apoio nos evangelhos de João e Marcos.
Tipo: OC
CR: 2
A natureza da teologia. A teologia como ciência da fé. Objeto próprio e métodos. A identidade da teologia cristã. As fontes da teologia cristã. As tarefas do teológo (a).
Tipo: OC
CR: 2
Tipo: OC
CR: 12
Tipo: OC
CR: 4
Alfabetização. Transliteração. Leitura. Gramática: elementos de morfologia e sintaxe. Aquisição de vocabulário (cerca de 250 palavras).
Tipo: OC
CR: 2
P. Bourdieu e o conceito de campo religioso. O campo religioso brasileiro: transformações e continuidades. A questão do trânsito religioso, do sincretismo, da dupla pertença e do hibridismo. Catolicismo no Brasil. O Protestantismo histórico. Pentecostalismo e Neopentecostalismo. As religiões afrobrasileiras. Secularização. Os “sem religião”. Perspectivas pastorais.
Tipo: OC
CR: 2
A natureza dos escritos: entre história e kerigma e a novidade do cristianismo. Formação dos evangelhos: comunidade pré-pascal, pós-pascal e redação. A questão sinótica e hipóteses de solução. História da interpretação: os evangelhos submetidos à crítica histórica. O panorama histórico, político, social e religioso da Palestina no século I. Introdução específica a cada um dos evangelhos sinóticos e Atos dos Apóstolos. Exegese utilizando o método histórico crítico.
Tipo: OC
CR: 4
O conteúdo da cristologia é o ser e o tempo, a mensagem e o seguimento, o fazer e o padecer, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O Curso parte da questão da busca do Jesus histórico, depois, se foca no itinerário percorrido por Jesus de Nazaré na etapa de sua vida terrestre. A seguir, é estudado o significado teológico da sua morte e ressurreição e, posteriormente, são analisadas as principais cristologias do Novo Testamento. Estuda as principais afirmações de fé da Igreja sobre Jesus Cristo buscando perceber a atualidade destas para o ser humano de hoje; aprofunda também, algumas afirmações sobre o mistério da Encarnação e por fim, como entender a Salvação de Jesus Cristo e como comunicá-la ao ser humano de hoje.
Tipo: OC
CR: 4
Tipo: OC
CR: 8
O ambiente do gnosticismo: compreensão da gnôsis e sua interrelação com o cristianismo. A tradição: o lugar e o pensamento da comunidade do Apóstolo João; Textos: evolução do pensamento joanino em relação aos sinóticos; estudos das camadas redacionais em João; aproximação da teologia de João com Lucas; Apocalipse: a situação dos cristãos sob o império romano no final do I e início do II séc. dC.; exegese de textos seletos e a teologia da resistência.
Tipo: OC
CR: 4
Apresentação-discussão das novas abordagens sobre o processo de formação do Pentateuco (abordagem diacrônica). Estudo sistemático de cada livro segundo a sua apresentação canônica (abordagem sincrônica). Leitura e análise de textos seletos.
Tipo: OC
CR: 4
Tipo: OC
CR: 12
A reflexão cristã sobre o mistério de Deus: partir da Revelação. O pensamento e o discurso sobre Deus em uma era secular e plural. O Deus da Bíblia: henoteísmo, monolatria, monoteísmo; Deus no Novo Testamento: Jesus de Nazaré e a experiência do Espírito Santo. A fé trinitária: os Concílios e os símbolos da fé. A fé trinitária hoje: questões abertas e provocações da fé.
Tipo: OC
CR: 4
Reflexão sistemático-pastoral sobre o ser humano à luz da Revelação cristã, sua identidade, os desafios históricos a esta identidade e as implicações pessoais, sociais e ambientais desta identidade, para o atual momento da história humana, caracterizado por uma mudança epocal. Destaque para a condição criatural do ser humano e a relação com o pecado.
Tipo: OC
CR: 4
O fenômeno profético no Antigo Oriente Próximo e particularmente em Israel: conceituação; o fenômeno no Antigo Oriente Próximo; terminologia bíblica para figuras proféticas. Os profetas e os livros proféticos: aspectos diacrônicos e sincrônicos. Os livros proféticos: Isaías; Jeremias; Ezequiel; os Doze Profetas. Exegese de textos seletos.
Tipo: OC
CR: 4
Situação: ambiente sócio-histórico-político e religioso do século I dC. Localização histórica, cultural e religiosa do apóstolo Paulo. Escritos: estilos e formas das escrituras no mundo greco-romano. Introdução a cada uma das cartas paulinas. Exegese de textos seletos. Estudo dos principais temas da teologia paulina. Introdução à carta aos Hebreus.
Tipo: OC
CR: 4
Investigação da ação vivificante do Espírito Santo à luz da revelação bíblica do Antigo e do Novo Testamento. A experiência do Espírito na teologia patrística da “ecclesia orans”. A espiritualidade e o testemunho cristão como uma expressão da vida segundo o Espírito. O Espírito Santo na teologia conciliar e latino-americana. A abordagem histórica da presença do Espírito na história e no mundo.
Tipo: OC
CR: 2
Introdução aos Livros Históricos do Antigo Testamento. Análise de textos seletos. Apresentação e análise dos resultados obtidos pela arqueologia e pela história comparada, que contribuem para uma melhor compreensão do antigo Israel.
Tipo: OC
CR: 2
Tipo: OC
CR: 2
A dimensão sacramental existente na Igreja: suas origens, fundamentos e estrutura dogmática, sistemático-pastoral. A relação do mistério salvífico contido nos sacramentos. A sacramentalidade de Cristo e a sua incidência eclesiológica: a sacramentalidade da Igreja. Fundamentação pneumatológica dos sacramentos e sua compreensão atual. Os sacramentos como sinais sensíveis da ação de Deus na vida humana.
Tipo: OC
CR: 2
Tipo: OC
CR: 4
Tipo: OC
CR: 4
Tipo: OC
CR: 4
Tipo: OC
CR: 4
Teologia Moral e novos paradigmas: balizas para o estudo e a pesquisa em Teologia Moral nos dias de hoje; Crise ético-moral em nossa sociedade; Resgate dos grandes referenciais e respectivo estatuto epistemológico; As fontes da moral; A fonte cristã e seus desdobramentos históricos; A fonte cristã e suas coordenadas básicas; Fundamentação antropológica; Lei natural e natureza humana. As normas morais; As virtudes; O chamado de Deus e a resposta humana.
Tipo: OC
CR: 4
Tema central: a salvação de Cristo. A iniciativa salvífica de Deus em Jesus Cristo (oferta da graça). A aceitação da salvação pela liberdade humana: a orientação fundamental da vida para o amor e a justiça. Dimensões da existência cristã: martirial, trinitária, sociocultural, ecológica. Dimensões universal e cósmica da salvação de Jesus Cristo. A força libertadora da autocomunicação de Deus Trino em e mediante Jesus Cristo. A experiência da “nova criatura” (graça).
Tipo: OC
CR: 4
A iniciação à vida cristã. A teologia do Batismo. A teologia da Confirmação. A teologia da Eucaristia. Problemas atuais da pastoral da iniciação à vida cristã. A inspiração catecumenal de toda pastoral.
Tipo: OC
CR: 4
Os fundamentos da prática ou ação que deriva do ato de fé. A constituição histórica da pastoral ou prática como disciplina teológica. Especificidade da Teologia Pastoral no sistema teológico. Atuais exigências. Estatuto epistemológico e principais métodos.
Tipo: OC
CR: 2
A experiência espiritual pessoal e comunitária no diálogo permanente entre a iniciativa de Deus que chama a uma relação pessoal com Ele e a resposta da pessoa que envolve a totalidade das suas faculdades e capacidades. A reflexão sobre a experiência de Deus ao longo da tradição até o surgimento da Teologia Espiritual. As diversas escolas de espiritualidade. A oração cristã como expressão desse diálogo entre Criador e criatura.
Tipo: OC
CR: 4
As causas e o surgimento da Reforma (Luterana, Calvinista e Anglicana). A Reforma Católica e a Contra-Reforma. O Concílio de Trento e a sua implementação. A cristandade e as estruturas da sociedade. O início da Igreja no Continente americano. A Igreja e a emergência da sociedade liberal. A centralização romana do Século 19. O ensinamento social da Igreja. A relação entre fé cristã e ciência. A crise modernista. A ‘nova cristandade’; O Concílio Vaticano II. A Igreja pós-conciliar.
Tipo: OC
CR: 4
Parte I: Ética da Sexualidade e contemporaneidade, Magistério Eclesial pós-Conciliar. Fundamento antropológico-cristão. Educação para a vida. Perspectivas pastorais. Parte II: Bioética: surgimento e desdobramentos conceituais. Fundamentos antropológicos. Princípios e Modelos. Magistério Eclesial. Biotecnologias. Os Comitês: de Bioética e em Pesquisa em Seres Humanos. Desafios emergentes.
Tipo: OC
CR: 4
Os sacramentos da Penitência e da Unção dos Enfermos, a partir das concepções e práticas atuais, da tradição bíblica e da evolução histórico-eclesial. Aspectos relativos à sacramentalidade em sua relação com a dimensão teológica, eclesial e antropológica, com ênfase na condição humana marcada pelas fraquezas e enfermidades que atingem a totalidade do ser humano.
Tipo: OC
CR: 2
Investigação da natureza da liturgia à luz da Constituição litúrgica Sacrosanctum Concilium. Pesquisa bíblica da liturgia (Antigo e Novo Testamento). A teologia patrística da “ecclesia orans”. Abordagem histórica da liturgia. Espiritualidade, catequese e pastoral da liturgia segundo a teologia conciliar e latino-americana.
Tipo: OC
CR: 4
A partir do tema da ministerialidade da Igreja, estudar o sacramento da Ordem numa perspectiva bíblico-histórico-dogmática.
Tipo: OC
CR: 2
Os primórdios da evangelização no Brasil. A ação dos missionários. O Padroado Régio. A vivência popular da fé. As associações leigas. Os conflitos com o Império. O papel das ordens religiosas. O processo de romanização. O advento da República. O catolicismo social. O papel do laicato. A renovação após o Concílio Vaticano II e as transformações recentes do cenário religioso.
Tipo: OC
CR: 2
A questão Social, economica e cultural na contemporaneidade; A Opção pelos Pobres: perspectiva bíblica, patrística, medieval e do Magistério da Igreja. A Doutrina Social da Igreja: pressupostos, apresentação sistemática dos documentos, princípios, valores e critérios de juízo; Temas de atualidade.
Tipo: OC
CR: 4
Noções sobre o mundo jurídico em geral e particularmente a dimensão jurídica eclesial. O Direito Canônico na realidade sócio-eclesial. Breve História do Direito Canônico. Organização do Povo de Deus: o fiel cristão. Os direitos e deveres dos fieis, dos clérigos e da vida consagrada. Aspectos teológico-jurídicos da Igreja universal e das Igrejas particulares. A organização da Igreja universal (Romano Pontífice e Colegialidade Episcopal, Cúria Romana) e das Igrejas particulares (bispo diocesano, conselhos, paróquias).
Tipo: OC
CR: 4
Motivação e método na pesquisa. Gêneros de textos acadêmicos. A monografia: definição e estrutura. Escolha de tema e preparação de um projeto. Pesquisa do material e fichamentos. Adaptações no projeto. Redação do texto: primeira redação e redação definitiva. Bibliografia e referências bibliográficas. Revisão e acabamento do trabalho.
Tipo: OC
CR: 2
A Escatologia enquanto Esperança. Os fundamentos bíblicos e teológicos da Escatologia. A Escatologia do mundo (Coletiva) e a Escatologia da pessoa (Individual). Questões atuais da Escatologia.
Tipo: OC
CR: 2
Fundamentação Bíblica e do Magistério com relação ao matrimonio cristão: no Antigo Testamento, no Novo Testamento, na Patrística, no Vaticano II. Perspectivas teológicas: o amor, a sexualidade, a espiritualidade. Valores essenciais do matrimonio: unidade, fecundidade, indissolubilidade, fidelidade. O matrimonio como sacramento. Missão da família na atualidade.
Tipo: OC
CR: 2
Investigação da tríade constitutiva da Constituição litúrgica “Sacosanctum Concilium”: Sacramentos, ano litúrgico e liturgia das horas. A teologia litúrgica da “Sacosanctum Concilium” como ponto de partida e paradigma para o estudo bíblico, patrístico, catequético e pastoral desses temas.
Tipo: OC
CR: 4
Aspectos conceituais: conceito de ecumenismo e de diálogo inter-religioso. Aspectos históricos: o movimento ecumênico e a participação católica. Aspectos teológicos: desígnio de unidade; unidade e diversidade; laços de comunhão. Concretização do ecumenismo e aspectos pastorais: ecumenismo espiritual; diálogo ecumênico; colaboração na sociedade. Dificuldades e perspectivas.
Tipo: OC
CR: 2
Mapeamento da literatura bíblica e extra-bíblica entre o séc. II a.C e o séc. II d.C. A apocalíptica: conceito; o livro de Daniel. Importância cultural e literária da diáspora judaica; a tradução da Setenta. Grupos religiosos dentro do antigo Judaísmo, em particular o grupo de Qumran. A literatura não-canônica do antigo Judaísmo.
Tipo: OC
CR: 2
Noções: liberdade religiosa; identidade; tolerância; diálogo. Tópicos bíblicos, teológicos e pastorais sobre: o cristianismo em face de outras religiões; a questão de diálogo e anúncio. Temas especiais para o diálogo: paz; justiça, ecologia; experiência religiosa.
Tipo: OC
CR: 2
A realidade jurídico-teológica dos sacramentos em geral. Os sacramentos da Igreja latina sob o ponto de vista teológico-jurídico: Batismo, Crisma, Eucaristia (sacramentos de iniciação cristã), Penitência, Unção dos enfermos e Ordem. O matrimônio canônico na Igreja latina. Os impedimentos canônicos, os vícios do consentimento e a forma canônica. Estudo comparado do matrimônio no Código de Direito Canônico e o casamento no Código Civil Brasileiro. Noções básicas do Direito matrimonial das Igrejas Orientais.
Tipo: OC
CR: 4
O impacto da atual sociedade no cristianismo. Serão estudados temas como: noção e cultura, gênese da atual sociedade, individualismo e sociedade, emergência da subjetividade, inculturação da fé, pastoral numa cultura plural, crise das instituições, insuficiência da linguagem tradicional sobre Deus, transmissão da fé no atual contexto, unidade da fé na pluralidade de leituras.
Tipo: OC
CR: 2
O horizonte teológico aberto pelo Concílio Vaticano II e as interpelações pastorais do contexto latinoamericano. Maria segundo as Escrituras. Abordagem histórico-dogmática. Reflexão sistemática, significados de Maria para a fé cristã. Maria na vida da Igreja e na espiritualidade: liturgia, invocação, devoções. Magistério latinoamericano. Expressões populares do marianismo na América Latina e no Caribe. Questões pastorais.
Tipo: OC
CR: 2
Conteúdo variável.
Tipo: OC
CR: 2
Os atuais temas de Teologia Pastoral Especial e Aplicada. O planejamento pastoral. A ação evangelizadora. A catequética. A pregação e homilia. A diaconia. O testemunho cristão.
Tipo: OC
CR: 2
Apresentação de um trabalho científico sobre um tema teológico, sob a orientação de um professor.
Tipo: OC
CR: 2
Síntese dos conteúdos dos Tratados Teológicos.
Tipo: OC
CR: 12
Tipo: PC
CR: 2
Tipo: PC
CR: 16
Tipo: PC
CR: 24
Tipo: OC
CR: 6
Tipo: AC
CR:
Reconhecimento e análise das principais fontes da hermenêutica bíblica. Evolução na história da formação, ampliação e amadurecimento dos instrumentos e métodos de interpretação da Bíblia. A discussão sobre os métodos de abordagem científica da Bíblia. As várias abordagens experimentadas: histórica; sociológica; antropológica; cultural; psicológica; filológica; linguística; teoria da literatura e comunicação humana.
CR: 2
O seminário consta de pesquisa, discussão e debate sobre as principais escolas ou textos clássicos da espiritualidade cristã, considerando-se os períodos patrístico, medieval, moderno, contemporâneo Vaticano II e pós-Vaticano II e a espiritualidade latino-americana. Adota, em sua metodologia, uma perspectiva antropológica integradora e relacional, considerando as perguntas levantadas pelo contexto atual.
CR: 2
Estudo dos aspectos canônicos e civis relativos à administração da instituição paroquial, especialmente no que diz respeito à gestão dos bens temporais da Igreja, aos processos prévios e registros posteriores dos sacramentos do Batismo, Crisma e Matrimônio, bem como as implicações da legislação secular (civil, fiscal, trabalhista e criminal).
CR: 4
A prática do aconselhamento pastoral no contexto das Igrejas Cristãs. Modelos da prática de Aconselhamento Pastoral. O Aconselhamento Pastoral na Igreja Católica. Ministerialidade e Aconselhamento Pastoral. A formação necessária para os agentes pastorais envolvidos na prática do Aconselhamento Pastoral. Possibilidades da prática do Aconselhamento e estudo de experiências concretas. Novas dimensões: Aconselhamento Pastoral e mediação de conflitos.
CR: 2
Morfologia: III declinação (substantivo; adjetivo, pronome; numeral); verbos; preposições, conjunções. Sintaxe: os casos; aspectos verbais; períodos compostos. Tradução e análise morfossintática de Mc 1-2. Memorização das declinações e de léxicos. A semântica do grego do NT.
CR: 2
Relação da morfologia e sintaxe gregas com o português: Casos e declinações. Morfologia: palavras variáveis e invariáveis. As três declinações gregas: substantivos, adjetivos, pronomes e numerais; verbos presente, imperfeito, futuro e aoristo na voz ativa, média e passiva. Sintaxe: as preposições e os casos regidos; os períodos compostos; os aspectos verbais. Leitura de Textos do novo Testamento. Tradução com análise morfológica e sintática de textos de Mc.
CR: 4
Verbos: perfeito e mais-que-perfeito nas vozes ativa e médio-passiva; tabela dos verbos em todos os tempos, modos e vozes. Conclusão do estudo dos verbos: regulares, contractos e irregulares. Estudo TEO do paradigma completo dos verbos em mi. Sintaxe dos casos, verbos e preposições. Tradução e análise morfossintática de Mc 14 – 16,8; Rm 8; 1Tm 3, 1-7. Estratégias comunicativas dos textos. Semântica do grego koiné do NT.
CR: 4
Os modos e as conjugações do verbo em hebraico. Análise das formas verbais. Tradução de períodos simples. Elementos de morfologia e sintaxe. Aquisição de vocabulário.
CR: 2
Elementos de morfologia. Sistema de transliteração. Leitura, análise de termos e tradução de períodos breves. Aquisição de vocabulário, com base em alguns textos de Dt 1-11.
CR: 4
Estudo dos modos e das conjugações do verbo em hebraico; análise das formas verbais, tradução de períodos mais longos e mais complexos em textos de média dificuldade, com base em alguns textos de Genesis; Juízes; Rute; Salmos.
CR: 4
Reflexão filosófica sobre a Filosofia: suas origens, objetos, métodos e divisões em disciplinas.
CR: 4
Estudo das principais questões, metafísicas, cosmológicas e gnosiológicas e das soluções propostas pela filosofia no período compreendido entre a Patrística e o século XV.
CR: 4
As principais correntes da filosofia contemporânea: fenomenologia, existencialismo, pós-estruturalismo, hermenêutica, desconstrutivismo, filosofia analítica.
CR: 4
Introdução à meditação sobre o problema de Deus no mundo de hoje. As correntes históricas que o determinam, suas aporias, tentativas de superação e impasse a que chegam. O caminho de solução.
CR: 4
Estudo do desenvolvimento do pensamento filosófico grego desde suas origens: dos pré-socráticos a Platão (inclusive).
CR: 4
Estudo da obra de Aristóteles através da abordagem dos principais temas de sua filosofia.
CR: 4
Estudo das principais questões e das soluções propostas pela filosofia em vigor no período entre o século XVIII: o empirismo, o racionalismo e o ceticismo.
CR: 4
Estudo das principais questões e das soluções propostas pela filosofia em vigor nos séculos XVIII e XIX, em especial o idealismo transcendental e o idealismo absoluto.
CR: 4
Análise das principais questões e tipos de abordagens referentes ao problema do conhecimento. Natureza e método do problema crítico. Discussão sobre “a verdade” do conhecimento. O “conhecimento” nas principais concepções da filosofia.
CR: 4
Análise de questões metafísicas como: substância, causalidade, unidade, identidade, multiplicidade.
CR: 4
Reflexão filosófica sobre o homem. Discussão do problema da subjetividade e de seus fundamentos ontológicos.
CR: 4
Análise da experiência moral: a dialeticidade da condição humana, a ação, a felicidade, o finalismo do agir, os valores, a obrigação e a sanção. Interpretações da experiência moral: principais correntes do pensamento ético. A essência e o fundamento da moralidade. A ordem moral objetiva: prescritividade, universalidade e variedade das normas morais; a lei natural; o direito e a moral.
CR: 4
O objetivo da disciplina é estimular a reflexão do aluno sobre as condições de elaboração dos conhecimentos científicos e proporcionar-lhes as bases conceituais para o entendimento dos fundamentos antropológicos e epistemológicos sobre os quais se apoiam as ciências e seus métodos.
CR: 4
Estudo das diversas abordagens desenvolvidas no curso da história sobre o tema do homem no mundo, com o objetivo de estimular uma reflexão filosófica sobre o assunto.
CR: 4
Estudo de autores que imprimiram tendências específicas ao debate filosófico da atualidade.
CR: 4
Estudo de autores que imprimiram tendências específicas ao debate filosófico da atualidade.
CR: 4
Estudo de autores que imprimiram tendências específicas ao debate filosófico da atualidade.
CR: 4
Estudo sobre o problema do conhecimento conforme as tendências que assume no pensamento contemporâneo.
CR: 4
Relação da lógica com as questões centrais da filosofia, com ênfase nos aspectos epistemológicos (justificação, dedução, definição), aspectos metafísicos (verdade, essência, individuação) e aspectos lingüísticos (termo, proposição, juízo, forma lógica). Noções do desenvolvimento histórico da lógica de Aristóteles a Frege.
CR:
As ciências empíricas modernas, que se constituíram no inicio do século XIX e o projeto clássico de ciência, característico dos séculos XVII e XVIII. A relação entre ciência e filosofia.
CR: 4
Análise das questões de que trata a metafísica, em especial as noções de espaço, tempo, finito e infinito.
CR: 4
Estudo sobre o problema da natureza na tradição filosófica. O problema do conhecimento da natureza do ponto de vista de sua fundamentação metafísica; a crítica à fundamentação metafísica e o questionamento sobre a possibilidade do conhecimento da natureza.
CR: 4
Reflexão filosófica sobre as questões relativas ao problema da subjetividade e de seus fundamentos ontológicos.
CR: 4
Aprofundamento da análise e interpretação da experiência moral. Questões controvertidas de ética. Natureza das normas de moralidade. Interpretação dos princípios morais.
CR: 4
Estudo sobre o sentido da ação humana e as relações entre a natureza e a cultura. As diversas teorias sobre a cultura: interpretação fenomenológica; interpretação dialética; interpretação estruturalista; interpretação psicanalítica; interpretação cristã. As tendências da cultura contemporânea: cultura e civilização do trabalho; cultura e técnica; cultura e ideologia.
CR: 4
Natureza e função da linguagem. Linguagem formal e linguagem ordinária: aspectos lógicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.
CR: 4
Análise filosófica dos problemas estéticos; significação das formas de arte; a vivência estética.
CR: 4
Níveis do social; solidariedade e historicidade; o bem comum; antropologia filosófica e o social; fato e significação da socialização; significação do trabalho; fundamentos de uma ética do desenvolvimento.
CR: 4
Análise das doutrinas filosóficas sobre a política. Natureza , origem, constituição e finalidade da comunidade política. As formas de governo. Ética e Política.
CR: 4
Teoria da arte; a problemática que envolve a produção da obra de arte; natureza da criatividade; conceitos característicos das diferentes concepções da obra e arte. Relação entre arte e sociedade. O conceito de arte.
CR: 4
Discussão sobre o problema do belo nas diferentes correntes do pensamento filosófico.
CR: 4
Familiarização do licenciando com o mundo da surdez. O sujeito surdo em um mundo ouvinte. Apresentação e desenvolvimento da língua brasileira de sinais. Libras como língua legitima da comunidade surda e os sinais como alternativa natural para a expressão lingüística. A língua portuguesa como uma segunda língua, instrumental para o desenvolvimento da leitura e escrita pelo aprendiz surdo.
CR: 2
Características da língua brasileira de sinais (libras) e sua importância no desenvolvimento social e discursivo dos surdos. A perspectiva da surdez sob uma ótica antropológica. O surdo como um sujeito capaz de desenvolver suas potencialidades.
CR: 2
A colonização da Época Moderna. Identidades, hierarquias e ordem na sociedade escravista colonial. Tensões sociais e cultura política. Sociabilidades na expêriencia colonial. A emancipação politica e a construção do Estado Imperial. Viagens científicas, movimento romântico: imagens de Brasil. A escravidão e os diferentes sujeitos na sociedade imperial. A formação da nacionalidade e as tensões sociais. A crise do regime monárquico-escravista.
CR: 4
A experiência histórica da República Brasileira. A pluralidade de projetos republicanos e as ações: ideais, conflitos e práticas. Autoritarismo e Democracia: conceituação e exercício no Brasil. Memória, identidade e cidadania: caminhos da inclusão e da exclusão na sociedade brasileira.
CR: 4
O cenário mundial após a Segunda Grande Guerra: a cultura da Guerra Fria. As contestações e novas alternativas políticas nas décadas de 1960 e 1970. A crise das experiências socialistas. Desenvolvimento tecnológico e globalização. Os conflitos étnico-religiosos: o debate Ocidente/Oriente. Espaço, tempo e nação no final do século XX.
CR: 4
Cultura como rede de significados compartilhados. Cultura como expressão política da inserção social dos diferentes grupos que compõem a sociedade: a ideia de diversidade. O olhar distanciado e a observação participante: a metodologia do trabalho de campo. Relativismo e etnocentrismo: a utilização do conceito de cultura para compreensão da relação entre diferentes grupos sociais.
CR: 4
Religião e modernidade. A construção social da vida religiosa. O sagrado e o profano. Individualismo e ética da salvação. O racionalismo e o desencantamento do mundo. Análise de teodiceias específicas. Diversidade religiosa. Esfera religiosa e esfera social. Organização social do campo religioso. Campo religioso no Brasil. Religião e política. Religião e fundamentalismo.
CR: 4
Semiologia dos discursos da comunicação. Textura, texto e marcas de produção de sentido. Os códi-gos visuais: do audiovisual e do objeto. Uso dos códigos: ideologia, retórica e práticas discursivas.
CR: 2
Atualidade dos estudos de direito romano. Situação do direito romano no quadro da história do direito. Especificidades do direito romano. Óticas para o seu estudo. História Externa: realeza, república, principado e dominato; respectivas fontes de direito (costume, Lei das XII Tábuas, direito pretoriano, jurisprudência, senatoconsultos, constituições, Corpus Juris Civilis). História Interna: conceitos e institutos nos campos do direito civil (pessoas, obrigações, família, sucessão), dos direitos processual, tributário, penal político e internacional. Legado romanístico do direito brasileiro. Constituição e expansão do sistema jurídico romano-germânico.
CR: 2
Diferenciação entre conceitos de cultura, ciberespaço, cultura digital; Internet e recursos interativos; acesso à informação; hipertexto; analise de produtos midiáticos nos diferentes espaços digitais (blog, wiki, AVA, redes sociais; broadcasting); Multimídia e Internet para fins pedagógicos; Comunidades virtuais de aprendizagem; autoria, produção e remix.
CR: 4
Conceitos e abordagens da ética ambiental. Ética ambiental nas racionalidades filosóficas da cultura ocidental. Ética ambiental nas culturas tradicionais. Ética ambiental e biodiversidade. Ética ambiental e espiritualidade. Ética ambiental e os grandes desafios sócio-ambientais da comunidade nacional e internacional. Ética e educação ambiental. As experiências de construção de valores ético-ambientais nos processos de formação de agentes multiplicadores em comunidades locais.
CR: 2
Estudo dos principais deuses e heróis míticos greco-latinos, aplicado à determinada obra literária.
CR: 4
Relações entre a Psicologia e as novas mídias interativas. Consequências psicológicas da entrada das novas mídias na vida do ser humano atual. Identificação dos modos de ser, isto é, de pensar, agir, sentir, se relacionar com os outros, etc., predominantes na contemporaneidade. Análise de como esses modos de ser estão sendo constantemente alterados em função da evolução das tecnologias digitais.
CR: 4
O ser humano em sua relação com o mundo. Processos psicológicos relacionados à percepção, sensação, cognição: Aprendizagem, memória, motivação, emoção e linguagem.
CR: 2
Principais problemas relacionados com os conceitos de estrutura, dinâmica e desenvolvimento da personalidade. Os fatores determinantes biológicos e sociais.
CR: 4
Processos histórico-sociais e elaboração de novas identidades. Formas alternativas de ocupação da cidade e ressignificação de espaços de interlocução. Códigos afetivos. Estéticas musicais. Gramáticas corporais e comportamentais.
CR: 4
Conceituação e contextualização dos direitos humanos. A cidadania nos diversos modelos de organização sociopolítica do Ocidente, desde o século XIX: dos direitos naturais às declarações universais dos direitos humanos. Tipologias clássicas dos direitos humanos. A construção social dos direitos humanos. Direitos humanos e cidadania no Brasil. Vetores contemporâneos para a discussão da cidadania: etnia, gênero e novas clivagens de identidades.
CR: 4
Raça, mestiçagem e nacionalidade na geração da virada do século. A crítica ao paradigma racial e a celebração da sociedade mestiça e cordial na década de 1930. O período de institucionalização das ciências sociais: funcionalismo, a tradição dos estudos de comunidade, o debate sobre a relação entre as sociedades indígenas e a sociedade nacional brasileira.
CR: 4
Mapeando questões: violência, poder e ordem. Análise crítica das abordagens funcionalistas da violência; exame das questões da ordem e da violência e suas relações com a ordem social. Os múltiplos códigos interpretativos da violência brasileira: exame de temáticas presentes no interior da questão da violência e da criminalidade.
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O lugar do corpo na reflexão antropológica. O corpo na reavaliação das relações natureza e cultura. A noção de técnicas corporais. O corpo no processo civilizador. Corpo e gramática dos sexos. O corpo como um valor. A abordagem do uso e das “experiências” do corpo numa perspectiva comparativa.
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Estudo das estruturas básicas da língua latina e análise de sua relevância para o entendimento da língua portuguesa.
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