-
XXVI Seman...
2025-10-16
-
Inscriçõ...
2025-08-22
-
Estão abe...
2025-07-02
Em 325 d.C., a cidade de Niceia, na Bitínia (atual İznik, Turquia), foi palco de um dos momentos mais importantes na história da Igreja. Convocado pelo imperador Constantino, o Primeiro Concílio Ecumênico da Igreja Cristã reuniu centenas de bispos com o objetivo primordial de confrontar a aquela heresia que poderia abalar as bases da fé: o arianismo.
Este evento histórico não apenas condenou veementemente os ensinamentos de Ário, que negava a plena divindade de Jesus Cristo, bem como estabeleceu as bases da teologia trinitária ao formular o Credo Niceno. Nesta profissão de fé, a Igreja proclama Jesus Cristo como “Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai”, definição que até hoje é pilar da fé cristã.
Passados 1700 anos, o legado de Niceia permanece de uma relevância inestimável. O Credo continua a ser recitado nas liturgias cristãs como uma coluna central da profissão de fé, fundamentando a teologia e a devoção. A busca por unidade entre as diversas confissões cristãs, um dos anseios de Niceia, continua sendo um tema vital, evidenciado por iniciativas ecumênicas contemporâneas.
É nesse sentido que o Departamento de Teologia da PUC-Rio e o Instituto Teológico Franciscano unem suas forças para celebrar os 1700 anos do Concílio de Niceia. Este será o objeto de nossa XXVI Semana Teológica, nos dias 21 a 23 de outubro, que terá como tema: “1700 anos do Concílio de Niceia: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Convidamos a todos para se unirem a nós nessa iniciativa, na qual exploraremos sua história, suas decisões teológicas e disciplinares, e seu impacto contínuo na formação da identidade cristã e nas relações entre Igreja e mundo, buscando compreensões aprofundadas para os desafios da fé hoje.
LINK PARA INSCRIÇÃO: AQUI