image not available
Papa Leão XIV: “uma educação desarmante e desarmada cria igualdade e crescimento para todos”
Sem Categoria

A matéria do Vatican News aborda o discurso do Papa Leão XIV aos participantes do Jubileu do Mundo Educativo, no Vaticano. 

Na audiência, ele salientou que a educação não deve limitar-se à dimensão técnica ou ao mero acúmulo de conhecimento: “não basta ter grande conhecimento científico, se depois não sabemos quem somos e qual é o sentido da vida”. 
O Pontífice incentivou os jovens a olharem “para o alto” — não apenas para as telas e imagens fugazes — e a serem protagonistas de uma nova era educativa, formando “constelações educativas” onde cada um, como estrela, contribui para o bem comum. 

Entre os focos do discurso:

  • A necessidade de educar para a vida interior, o silêncio, a escuta e a oração, como contrapartida ao excesso de estímulos tecnológicos e à superficialidade. 

  • Um alerta para a tecnologia: “não permitam que o algoritmo escreva a vossa história! Sejam os seus autores: sirvam-se da tecnologia com sabedoria e não permitam que a tecnologia se sirva de vocês.” 

  • A chamada a uma “educação para a paz desarmada e desarmante” — não bastam os acordos ou cessar-fogo; é preciso desarmar os corações, renunciar às violências e promover igualdade de acesso à educação. 

Acesse a matéria completa em:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-10/papa-leao-educacao-desarmante-desarmada-jubileu-mundo-educativo.html