-
Feliz Pás...
2025-04-16
-
Aula Inaug...
2025-03-26
-
Encontro d...
2025-03-18
Os 21 futuros cardeais vêm de todas as partes do mundo, incluindo do Brasil: dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, também presidente da CNBB e do Celam, será criado cardeal no Consistório Ordinário Público deste 7 de dezembro na Basílica de São Pedro. “A proveniência deles expressa a universalidade da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra", disse o Papa ao anunciar o Consistório em 6 de outubro.
Na tarde deste sábado (07/12), na Basílica de São Pedro, 21 novos cardeais receberão o barrete vermelho no décimo Consistório do Papa Francisco. Apenas o ex-núncio apostólico dom Angelo Acerbi, de 99 anos, não será eleitor. Após o arcebispo de Nápoles, dom Domenico Battaglia, ser adicionado à lista no dia 4 de novembro com a renúncia do bispo indonésio de Bogor, dom Paskalis Bruno Syukur, o número de cardeais eleitos volta, então, ao número original anunciado ao término do Angelus de 6 de outubro quando o Papa afirmou: “a proveniência deles expressa a universalidade da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra".
Com a adição de Battaglia, serão 11 europeus, dos quais 5 italianos; 6 são do continente americano, dos quais 5 sul-americanos, 3 asiáticos e 1 africano. A partir deste sábado (07/12), o Colégio Cardinalício será composto por 256 membros, dos quais 141 eleitores e 115 não eleitores.
Matéria completa em: Vatican news