image not available
XXIV Semana Teológica
Tema: Eclesiologia do Papa Francisco

Na comemoração dos 10 anos do pontificado do Papa Francisco, a PUC-Rio e o ITF propõem como tema norteador da XXIV Semana Teológica a “Eclesiologia do Papa Francisco”. Em uma entrevista para o periódico italiano La Civiltà Cattolica (19/09/2013), dizia o Papa acerca da Igreja:

«A imagem da Igreja que me agrada é a do santo povo fiel de Deus. É a definição que uso com frequência, e é também a da Lumen gentium no número 12. A pertença a um povo tem um grande valor teológico: Deus, na história da salvação, salvou um povo. Não há identidade plena sem pertencer a um povo. Ninguém se salva a si mesmo, como indivíduo isolado, mas Deus nos atrai considerando a complexa teia de relacionamentos interpessoais que ocorrem na comunidade humana. Deus entra nessa dinâmica popular. O povo é sujeito. E a Igreja é o povo de Deus a caminho da história, com alegrias e dores. Sentire cum Ecclesia, portanto, para mim é estar neste povo. (...) Quando o diálogo entre o povo e os Bispos e o Papa segue este caminho e é leal, então é assistido pelo Espírito Santo".

 

Em diversas ocasiões o Papa Francisco apresentou a Igreja como um grande “hospital de campanha” que existe para curar as feridas dos soldados após uma guerra. Depois de 10 anos do início de seu pontificado, o Papa conseguiu imprimir na Igreja uma visão que lhe é própria, pautada na misericórdia, no serviço aos irmãos, na descentralização e na sinodalidade. A XXIV Semana Teológica tem por objetivo ser um espaço de reflexão e amadurecimento acerca de sua concepção sobre o tema da Igreja.