image not available
Simpósio Internacional 10 Anos da Laudato Si’ (2015-2025)
Todo o Departamento 2025-05-27 Auditório RDC da PUC-Rio - Híbrido
Tema: Mundo: Mistério gozoso e tarefa desafiadora

O Simpósio Internacional 10 Anos da Laudato Si’ tem por objetivo refletir sobre o surgimento, a história e os impactos da Carta Encíclica Laudato Si’ (Sobre o cuidado da casa comum), do Papa Francisco, publicada aos 24/05/2015, fortalecida pelos documentos por ele publicados em seguida – Fratelli Tutti (3/12/2020) e Querida Amazônia (2/2/2022) –, mas sobretudo revisitada e atualizada com a publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum, de 4/12/2023 (endereçada a todas as pessoas de boa vontade sobre a crise climática). Se antes da publicação da Laudato Si’ os desafios já eram grandes, muito mais agora, inclusive agigantados com a crise da Covid-19. Diversos e variados são os motivos que levam à percepção de uma crise ambiental neste momento da história da humanidade, em que avultam mudanças climáticas com indícios de uma situação de irreversibilidade, tal como o planeta está vivenciando. Paralelamente, a globalização e a tecnologia, ao lado das vantagens, também trouxeram efeitos da exploração humana e desigualdade social, violência, guerras, movimentos de migração e ondas de refugiados. O contexto político, por sua vez, apresenta sintomas de crise de democracia e guerras geopolíticas, que impactam profundamente nas sociedades e em todo o ambiente da casa comum, na luta para se reverter a crise socioambiental.

Nesse contexto, cabe perguntar: qual a colaboração da Laudato Si’ diante desta crise? Em que medida as Universidades latino-americanas acolheram as propostas da Laudato Si’ com vistas à superação da crise socioambiental? Qual o lugar desse tema de pesquisa na área de Ciências da Religião e Teologia, particularmente no contexto das Universidades Católicas no continente latino-americano? Quais pesquisas e publicações surgiram e quais revistas têm concedido espaço para estes temas em seus dossiês e artigos gerais? Estas são algumas dentre as várias questões relevantes que serão discutidas no simpósio em questão. Ou seja, esta é uma oportunidade para se refletir de forma interdisciplinar e transdisciplinar, entre Teologia e os vários Saberes e Ciências, em vista do bem comum e da casa comum, como tem insistentemente indicado o Papa Francisco. Além disso, é uma boa oportunidade para se colher os frutos da reunião do G20 (Fórum de Cooperação Econômica Internacional), em novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e para ajudar na reflexão em vista da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontecerá de 11 a 22 de novembro de 2025, em Belém do Pará, no coração da Amazônia Brasileira.

Outro dado importante a se ter presente é que em 2025 se celebram os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; e os 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM). A tudo isso, soma-se o fato de que a Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, para a Campanha da Fraternidade (CF) 2025, escolheu como tema: “Fraternidade e Ecologia Integral”, e como lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025). Aliás, a Ecologia é a temática mais tratada pelas Campanhas da Fraternidade ao longo de seus 61 anos de existência. Foram oito as Campanhas da Fraternidade que já abordaram essa temática, de alguma forma: 1) em 1979: “Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”; 2) em 1986: “Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos”; 3) em 2002: “Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males”; 4) em 2004: “Fraternidade e água: Água, fonte de vida”; 5) em 2007: “Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão”; 6)  em 2011: “Fraternidade e a Vida no Planeta”; 7) em 2016: “Casa comum, nossa responsabilidade”; 8) em 2017: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida”; e agora a nova (9), em 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”.

O Simpósio Internacional 10 Anos da Laudato Si’ acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2025, no mesmo mês em que, 10 anos antes, o Papa Francisco assinara a Carta Encíclica Laudato Si’. Organizado pelo Departamento de Teologia e pela Cátedra Carlo Maria Martini, o Simpósio terá lugar na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e contará com a participação de conferencistas da Europa e da América Latina, sobretudo dos países da Grande Região Pan-Amazônica. Além do Departamento de Teologia da PUC-Rio e da Cátedra Martini, o Simpósio contará com o apoio e a participação do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), e das seguintes Universidades da América Latina: Pontifícia Universidade Católica do Chile, Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (Chile); Pontifícia Universidade Javeriana (Colômbia), Universidade Pontifícia Bolivariana (Colômbia), Pontifícia Universidade Católica do Equador, Pontifícia Universidade Católica da Bolívia (Facultad San Pablo de Cochabamba), Universidade Católica Andrés Bello (Venezuela), Pontifícia Universidade Católica do México, Universidade Salesiana Mesoamericana de Guatemala, Universidade Católica de Porto Rico, Universidade Católica de Costa Rica, Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA) e Universidade Humberto Hurtado (Chile). Além disso, contará com personalidades do mundo político, religioso e civil, pessoas engajadas na defesa da ecologia, no cuidado da casa comum, na luta para se reverter a crise socioambiental, que atuam em variados campos.