Prezados colegas,

De acordo com o artigo 1o da Portaria 343 do MEC, de 17 de março de 2020, a Universidade foi autorizada excepcionalmente a substituir as disciplinas presenciais, suspensas por determinação das autoridades públicas, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação. Ao longo da semana passada, foram tomadas providencias que viabilizaram a retomada do nosso semestre letivo neste formato de aulas online partir desta 2a  feira, 23 de março de 2020.  Uma carta explicativa foi enviada aos alunos de graduação na data de ontem, e publicada na página Web da Universidade
(http://vrac.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1198&sid=20.) Para facilitar a leitura, a mesma se encontra reproduzida ao final desta mensagem.

Pedimos atenção às orientações abaixo para este período inicial de retomada do semestre letivo, as quais serão complementadas sempre que necessário, seja pela VRAC, pelos Decanatos ou pelas coordenações de curso.

1.       Controle de frequência.  O sistema de controle de faltas do PUC Online foi desativado temporariamente durante este período de aulas online.  A participação dos alunos nas atividades acadêmicas poderá ser feita pelos professores dentro dos ambientes virtuais de aprendizado.

2.       Avaliações.   As provas que já estavam marcadas (G1, G2, etc ) serão reagendadas após a definição do calendário acadêmico, e aplicadas segundo as orientações do Ministério da Educação.

3.      Estágios curriculares e laboratórios.  O MEC expressamente excluiu da autorização para atividades online os estágios e os laboratórios. Eventual conteúdo de natureza teórica que esteja previsto poderá ser ministrado online, mas as atividades práticas somente poderão ser concluídas após a autorização para o retorno ao campus.  Se não houver viabilidade de concluir as atividades até o fim do semestre letivo, as disciplinas serão adaptadas para permitir o lançamento do grau IN (incompleto).

4.      Calendário acadêmico e prazos das rotinas acadêmico-administrativas.  As datas serão adaptadas para refletir o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais.  Os dias letivos perdidos durante a semana em que as aulas estiveram suspensas serão contemplados no calendário acadêmico, de forma a assegurar o cumprimento dos 100 dias letivos previstos na legislação.

5.      Comunicação com os alunos.  Os alunos foram orientados que receberão comunicações dos professores pelos sistemas oficiais da Universidade.  Outras modalidades de comunicação com os alunos podem ser usadas em complementação ao SAU do PUC Online, ao Moodle da CCCEAD ou outra plataforma previamente autorizada pelo respectivo Departamento (Maxwell, G-Suite entre outras).

6.      Acesso dos alunos aos ambientes virtuais de aprendizado.  Apesar da PUC-Rio ter optado por plataformas que possuem formato mobile, é necessário ter em conta que nem todos os alunos terão acesso irrestrito a internet em suas residências.  Os alunos já foram orientados a indicar aos professores e coordenadores quaisquer dificuldades enfrentadas para acesso aos materiais didáticos e às aulas que forem ministradas ao vivo ou gravadas.  Pedimos que estejam atentos a essas dificuldades e às necessidades individuais dos nossos alunos, de maneira a fazer que esse período de aulas online seja inclusivo e produtivo para todos.  O NAIPd poderá prestar aos alunos com deficiência a orientação necessária com relação a equipamentos e softwares necessários para acesso aos conteúdos digitais.

7.      Acesso à bibliografia básica e complementar da disciplina.  A Biblioteca Central ficará fechada ao público enquanto perdurarem as orientações de isolamento por parte das autoridades públicas. Durante este período a bibliografia oficial poderá ser substituída por materiais disponíveis em meio eletrônico.

8.      Oficinas de treinamento para professores.   A CCEAD continuará a oferecer oficinas para uso das ferramentas do Moodle e do Zoom aos
professores que optarem pela utilização das mesmas.

9.      Rede de Apoio ao Docente/RAD.  A RAD está mobilizada oferecerá aos professores suporte pedagógico e oficinas sobre como ensinar online.
Neste primeiro momento, a prioridade é estabelecer uma comunicação com os alunos, ficando a critério de cada docente, nos limites de sua liberdade de cátedra e especificidade de sua(s) disciplina(s), escolher as ferramentas de comunicação e de ensino com as quais se sinta mais confortável.

Ao longo desta semana emitiremos novos comunicados com respostas às
dúvidas mais frequentes trazidas pelos docentes e coordenadores.

Agradecemos o empenho de todos os professores, coordenadores e Diretores que abraçaram este projeto de transição para o digital em tão curto espaço de tempo.  Sabemos que este será um momento de grandes desafios e adaptações para cada um de nós em sala de aula, de erros e tentativas.  Será também uma oportunidade de mostrarmos aos nossos alunos, às famílias de nossos alunos e à sociedade a resiliência e a capacidade da PUC-Rio de inovar e buscar soluções para as dificuldades que nos são apresentadas.

Cordialmente,
Coordenação Central de Graduação

 

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CARTA AOS ALUNOS – ENVIADA PELO SAU (autosau@puc-rio.br) em 21.02.2020.

Prezados alunos da PUC-Rio,

Durante esta última semana, professores, coordenadores e corpo técnico-administrativo trabalharam de forma intensa para adaptar mais de 3.000 turmas para o formato online, para permitir a retomada das atividades acadêmicas a partir desta 2ª feira, 23 de março de 2020, conforme autorizado pela Portaria 343 do MEC, de 17 de março de 2020.

Seguem abaixo algumas informações iniciais importantes para este primeiro ciclo de retomada.

1.      Controle de frequência.  O sistema de controle de faltas do PUC Online foi desativado temporariamente.  O controle de atividades acadêmicas será feito pelos professores dentro dos ambientes virtuais de aprendizado.

2.      Avaliações.   As provas que já estavam marcadas (G1, G2, etc ) serão reagendadas após a definição do calendário acadêmico, observadas as orientações do Ministério da Educação.

3.      Estágios curriculares e laboratórios.  As atividades que não podem ser transpostas para o formato online serão cumpridas após o retorno
das atividades presenciais.  Os professores e coordenadores orientarão os alunos com relação a essas disciplinas.

4.      Prazos das rotinas acadêmico-administrativas.  As datas serão adaptadas para refletir o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais.

Neste momento, para que possamos manter a comunicação, é essencial que os e-mails cadastrados no SAU estejam atualizados e que as mensagens enviadas do endereço autosau@puc-rio.br sejam recebidas como correio prioritário.

Sabemos que essa transição das aulas presenciais para as aulas online trará muitos desafios para professores e alunos, mas permitirá a continuidade do semestre letivo de 2020.1 enquanto perdurarem as restrições para atividades presenciais de ensino na cidade do Rio de Janeiro.   As primeiras semanas serão de aprendizado mútuo e de adaptação ao uso das plataformas de comunicação e de ensino.

Além do nosso sistema PUC Online, também será usado o sistema Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA), já implantado na Universidade.  Tanto o PUC Online quanto o AVA possuem formato mobile. A plataforma Zoom, para aulas ao vivo e gravadas, também funciona no formato mobile, tanto para Android quanto para iOS.  Qualquer dificuldade de acesso às referidas plataformas, por qualquer motivo, deverá ser comunicada aos professores, para que estes possam trazer soluções e fazer as adaptações necessárias à situação de cada aluna ou aluno.  Os coordenadores estarão atentos às questões de disponibilidade de internet por parte dos alunos, para que todos possam ter acesso aos materiais didáticos e atividades programadas para este período em que estivermos afastados do Campus Gávea.

A Rede de Apoio ao Estudante/RAE e a CCEAD estão mobilizadas para dar o apoio necessário a todos os alunos.   No início desta próxima semana anunciaremos oficinas de treinamento para alunos, rodas de conversa sobre como estudar online, e outras atividades de apoio acadêmico. Além destas comunicações gerais, vocês também receberão orientações dos seus coordenadores de curso e dos professores.

Seguem abaixo informações atualizadas sobre o funcionamento dos serviços acadêmicos de apoio aos alunos.

•       Biblioteca. Os serviços virtuais da DBD estão funcionando normalmente. A DBD não fará atendimento presencial enquanto durar o recesso.  Empréstimos de livros serão prorrogados e não haverá cobrança de multa durante esse período. Para atendimentos e informações, utilize o e-mail bcentral@dbd.puc-rio.br

•       DAR. A DAR continuará a atender presencialmente apenas para entrega de documentos, às terças-feiras e às quintas-feiras, das 12 às 16 horas. Em breve, entrará em operação o envio remoto de documentos. Solicitações devem ser feitas pelo sistema de requerimentos acadêmicos do PUC Online ou pelo e-mail dar@puc-rio.br.

•       Ambientes Online (PUC Online e Moodle). Os suportes do SAU e da CCEAD estão funcionando normalmente. O PUC Online e o Moodle poderão não estar disponíveis entre 4:00 e 6:00h, em função de rotinas operacionais de manutenção e backup.
o       Acesso ao Moodle: alunos devem usar mesmo login e senha do PUC Online.
o       Plataforma Zoom (vídeo-aulas): não é necessário ter e-mail de aluno da PUC-Rio para participar de qualquer aula agendada pelo professor.

•       Outros Ambientes Online (Maxwell, G Suite for Education e outros). Procure se informar com os responsáveis pelos sistemas.

•       Central de atendimento do RDC. Para questões relativas a contas de e-mail de aluno da PUC-Rio entre em contato pelo e-mail cat@puc-rio.br.

•       Rede de Apoio ao Estudante/RAE.  Os atendimentos presenciais foram suspensos. Os serviços dos diferentes núcleos (inclusive NAIPd) foram
virtualizados e continuarão disponíveis em http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac/rae/

Outras informações atualizadas sobre o funcionamento dos serviços de  apoio administrativo e acadêmicos serão colocadas na página Web da PUC-Rio e nas redes sociais oficiais da PUC-Rio. Todas essas medidas exigem enorme esforço por parte de todos nós: alunos, professores e funcionários da PUC-Rio. Nossos esforços vão na direção de superar as atuais dificuldades, preservando os valores e a cultura da Universidade, com responsabilidade e solidariedade.

Por isso, vamos praticar o isolamento solidário e não solitário.

Pedimos que se mantenham em segurança e que sigam as recomendações das autoridades de saúde.

Estamos atentos e preocupados com o bem-estar de nossos alunos e alunas e torcemos para que este seja um período curto e passageiro.

cordialmente,
Daniela Vargas
Coordenação Central de Graduação