O projeto “Salvaguarda e Conservação das Bibliotecas da CNBB e do CERIS” tem por escopo central a realização de ações destinadas a salvar e conservar estas duas importantes Bibliotecas que o Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) acaba de receber como doação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a fim de disponibilizar todo este material para que seja utilizado em estudos e pesquisas, seja da Graduação seja da Pós-Graduação em Teologia na PUC-Rio e de outros Cursos e Universidades, de dentro e fora do país. A PUC-Rio tem o Programa pioneiro no cenário nacional na Área de Ciências da Religião e Teologia da Capes e único existente no Estado do Rio de Janeiro, altamente consolidado, com referência e projeção nacional e internacional. O projeto visa salvar e conservar estes dois importantes acervos e colocá-los disponíveis para que toda a comunidade acadêmico-científica, nacional e internacional, possa ter acesso a tão rico e importante material, sobremaneira na linha Pastoral, visto tratar-se das duas inteiras Bibliotecas que a CNBB (fundada em 1952) e o CERIS (criado em 1962) acumularam desde seus inícios, conservando a memória sócio-política nacional e a caminhada da Igreja no Brasil frente a todas as problemáticas enfrentadas em seu agir Pastoral. Todo este acervo possibilitará realizar importantíssimas pesquisas que permitirão integrar os variados aspectos presentes no hodierno fenômeno multicultural, plurirreligioso e socioambiental com a esfera social e pública em que vivemos, tendo presente a recente história civil e religiosa de nosso imenso país. A “salvaguarda e conservação” de todos estes dois acervos bibliotecários oferecerá condições para que o Departamento, em primeiro lugar, salve este importante e imenso patrimônio da Igreja no Brasil, e, em segundo lugar, para que  dê continuidade à reflexão teológica crítica que permita que o discurso religioso tenha impacto no tecido social e que os atores religiosos cooperem na construção de uma sociedade humana, justa, solidária, fraterna e sustentável, tal como o Departamento de Teologia da PUC-Rio tem se esmerado em promover desde seus primórdios. Tudo isso se insere ainda mais dentro dos objetivos e compromissos que temos na ampliação de nossos campos de trabalho em vista do “Pacto Educativo” que nos propõe o Papa Francisco para 14/05/2020.

 

  1. ORIGEM E VALOR DOS ACERVOS CNBB E CERIS

 a) Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi fundada aos 14/10/1952, no Rio de Janeiro, antiga Capital do Brasil, onde permaneceu até 1977, quando sua sede foi transferida para Brasília, atual Capital do Brasil, onde permanece até hoje.

A CNBB é um Organismo Permanente que reúne dos Bispos católicos do Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, “exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidade de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o Direito” (Cân. 477).

À CNBB pertencem, pelo próprio Direito, todos os Bispos Diocesanos e os que a eles são equiparados pelo Direito, os Bispos coadjutores, os Bispos auxiliares e os doutros Bispos titulares que exercem no mesmo território algum encargo especial, confiado pela Sé Apostólica ou pela Conferência dos Bispos (Cf. Cân. 450).

A finalidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, seu Estatuto, é: a) aprofundar cada vez mais a comunhão dos Bispos; b) estudar assuntos de interesse comum da Igreja no País, para melhor promover a Ação Pastoral Orgânica; c) deliberar em matérias de sua competência, segundo as Normas do Direito comum ou de mandato especial da Sé Apostólica; d) manifestas solicitude pela Igreja Universal, através da comunhão e colaboração com a Sé Apostólica e com as outras Conferências Episcopais; e) cuidar do relacionamento com os poderes públicos, a serviço do bem comum, ressalvado o conveniente entendimento com a Nunciatura Apostólica, no âmbito de sua competência específica.

A CNBB é coordenada por uma Presidência e auxiliada por suas várias Comissões e Serviços, como pode ser conferido pelo seu site: https://www.cnbb.org.br/

Atual presidente: Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Atual vice-presidente: Dom Frei Spengler, OFM

Atual 2º vice-presidente: Dom Mário Antônio da Silva

Atual secretário geral: Dom Joel Portella Amado

A CNBB, após ter reestruturado sua sede e seu espaço físico, concluído no início de 2019, abriu mão de seu valioso acervo, tanto de sua Biblioteca como da do CERIS. Sabedores de tal possibilidade, aos 23 de novembro de 2018 enviamos um Ofício à Presidência da CNBB solicitando a doação de tal Acervo para o Departamento de Teologia da PUC-Rio, permanecendo na Biblioteca da Universidade. Este acervo da Biblioteca da CNBB encontra-se dentro de 1.640 caixa de livros, a serem abertas, devendo perfazer um total de mais ou menos 32 mil livros.

A CNBB, tendo recebido nossa solicitação oficial, e após ter analisado nosso pedido, fez a doação de seu Acervo e Biblioteca, acumulados ao longo destes 68 anos de pesquisa, ao Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, para que tudo isso seja disponibilizado para as pesquisas, sobremaneira em vista da Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado, bem como pesquisas em geral, não apenas aos discentes e docentes da PUC-Rio, mas aberto para que todos tenham acesso a tão significativo acervo, que contem importante parte da história do país e da Igreja no Brasil. Enfim, este acervo é de inestimável valor acadêmico e deverá contribuir enormemente para a pesquisa acadêmico-pastoral nos estudos do Departamento e Universidade.

 b) Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS)

O Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (CERIS), criado em 1962, é uma fundação de fins sociais vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), com a missão de contribuir para uma presença mais significativa da Igreja Católica junto à Sociedade como um todo, com estudos, pesquisas e ações que propiciem o desenvolvimento de sua ação pastoral e social. Dentre os projetos de maior importância estão o Censo Anual da Igreja Católica no Brasil e o Anuário Católico do Brasil, contendo os dados da presença da Igreja em todos o território nacional, como pode ser conferido pelo site http://www.ceris.org.br/tag/cnbb/

Desde sua fundação, o CERIS teve como marca forte a avaliação de projetos, pesquisas e monitoramento de experiências populares e pastorais, além de assessorias a movimentos sociais e eclesiais, financiamentos e apoio a pequenas iniciativas. Junto à sociedade civil elaborou pesquisas, apoiou iniciativas comunitárias em todas as regiões do Brasil, atendendo à demanda de grupos que desejavam mobilizar-se e executar projetos voltados à própria organização e emancipação. Estes apoios consistiam, em geral, no aporte a recursos financeiros e na orientação técnica, sobremaneira em planejamento, monitoramento e avaliação de atividades.

O CERIS é uma das Instituições Sociais com maior experiência no atendimento a iniciativas populares, para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologia. Já apoiou, nestes 58 anos, milhares de realizações, além de ter analisado outras milhares de solicitações. Ademais, o CERIS tem publicado bienalmente o Anuário Católico do Brasil, com base no Censo Anual da Igreja Católica. Este material, acumulado ao longo desses 58 anos constitui-se numa riqueza pastoral e acadêmica incalculável como fonte de pesquisas, atuais e futuras, especialmente conservada dentro de uma Universidade como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a mais antiga e potente Universidade Privado do Brasil, que este ano celebra seus 80 anos de vida e serviço à Sociedade como um todo, fundada em 1941, especialmente com todo sua atuação de Bolsas para as populações mais carentes de nossas Favelas do Rio de Janeiro, num processe de integração e promoção do ser humano 

Atualmente o CERIS encontra-se em fase de reestruturação, organizacional e financeira. Deve dedicar-se de forma especial e mais específica em continuar seu projeto de grande importância para a Igreja no Brasil: o Censo Anual da Igreja Católica no Brasil e a publicação do Anuário Católico. Por isso, com carinho, faz a doação de seu Acervo e Biblioteca, acumulados ao longo destes quase 60 anos de pesquisa e censo, ao Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, para que tudo isso seja disponibilizado para as pesquisas, sobremaneira em vista da Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado, bem como pesquisas em geral, não apenas aos discentes e docentes da PUC-Rio, mas aberto para que todos tenham acesso a tão significativo acervo, que contem importante parte da história do país e da Igreja no Brasil. Enfim, este acervo é de inestimável valor acadêmico e deverá contribuir enormemente para a pesquisa acadêmico-pastoral nos estudos do Departamento e Universidade. Este acervo da Biblioteca do CERIS encontra-se dentro de 400 caixas de livros, a serem abertas, devendo perfazer um total de mais ou menos 8 mil livros.