Na manhã do dia 24 de novembro de 2021, com grande alegria, recebemos a notícia de que o Papa Francisco nomeou o Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira, um de nossos professores do Quadro Principal, para a função de bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Em primeiro lugar, em nome do Departamento de Teologia da PUC-Rio, na função de seu atual diretor, queremos agradecer ao nosso querido Papa Francisco, por ter olhado com carinho para o Departamento, nomeando um de nossos professores para o ministério de bispo, confirmando sua tradição de oferecer à Igreja também pastores para o múnus episcopal.

Em segundo lugar, queremos congratular-nos com Dom Orani João Tempesta, O.Cist, nosso Cardeal e Grão Chanceler da PUC-Rio, e com toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pela nomeação episcopal de Mons. Catelan.

Em terceiro lugar, desejamos expressar nossa alegria, amizade e carinho ao Mons. Catelan, por sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e por continuar a tê-lo entre os professores do Departamento.

Enfim, a Mons. Catelan, queremos assegurar nossas orações para um seu frutuoso ministério episcopal como bispo auxiliar de nossa querida e amada Igreja do Rio de Janeiro.

Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira ingressou no Departamento de Teologia como professor de tempo integral, 40 horas, em 2017.2. Ele é membro da Comissão Especial e da Comissão de Carreira Docente do Departamento. Em sua atuação docente, ministra regularmente disciplinas na Graduação e Pós-Graduação, além das orientações de PIBIC, Dissertações e Teses, bem como supervisão de supervisões de Pós-doutorado. Com alunos de graduação formou um Grupo de Estudos com foco no pensamento do teólogo Joseph Ratzinger, ligado à Cátedra Ratzinger do Departamento, da qual é coordenador.

Ele tem atuação em organismos de grande importância eclesial, em âmbito nacional e internacional. Atualmente é Membro da Comissão Teológica Internacional – da Congregação para a Doutrina da Fé – Santa Sé (nomeação renovada até 2026), que reúne um grupo seleto de especialistas dos cinco continentes; é Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e Membro Assessor do Grupo de Reflexão para a reestruturação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

Além disso, é membro fundador e secretário da Sociedade Brasileira de Teologia Sistemática (SBTS) e da Sociedade Ratzinger Brasil, além de membro e vice-secretário da Sociedade Bíblica Católica “São Jerônimo”; é membro e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC). Sua atuação contribui, assim, de modo relevante para a visibilidade da PUC-Rio e do Departamento de Teologia.

Pe. Waldecir Gonzaga

Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio

Leia na íntegra o texto do Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist.: CLIQUE AQUI