Adeus Pe. Marcos Vinício!
Repouse em Paz!
Grato pelo dom de sua vida!
Grato pelo seu testemunho entre nós, amém!

O Departamento de Teologia da PUC-Rio lamenta profundamente a perda do nosso querido Pe. Marcos Vinício Miranda Vieira, um grande pastor, professor e amigo de caminhada na evangelização em prol do Reino de Deus.
O Pe. Marcos Vinício esteve à frente da Cultura Religiosa (CRE), como coordenador, desde 2016 e era considerado pelos colegas e pelos alunos como um professor atencioso e carismático. Como padre, e tinha um zelo especial pela eucaristia e pela liturgia, e um olhar muito atento para com os mais pobres.
Expressamos nossos sentimentos aos pais e familiares do Pe. Marcos Vinício, a todo o Departamento de Teologia, especialmente à CRE, que ele tanto serviu e amava, à Arquidiocese do Rio de Janeiro, a seus paroquianos e amigos. Seguimos em oração pelo seu eterno repouso, pela fé e perseverança de seus pais e familiares.
O legado do Pe. Marcos Vinício será levado adiante. Nossa gratidão e reconhecimento ao Pe. Marcos Vinício, por tudo o que ele fez pelo nosso Departamento de Teologia, especialmente junto à CRE, e pelo trabalho a favor dos mais pobres.

(Pe. Waldecir Gonzaga – Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio.)

E segue as palavras do Magnífico Reitor da PUC-Rio Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

Sentimento de pesar

Depois de um sofrimento prolongado, causado pela COVID-19, permanecendo mais de 50 dias no hospital, parte para o céu o nosso querido padre Marcos Vinícius Miranda Vieira, Coordenador da Cultura Religiosa (CRE) da PUC-Rio. Apesar de contar com boas mediações hospitalares e competentes médicos e enfermeiros, a ação avassaladora do coronavírus foi maior, danificando os seus órgãos vitais e destruindo todas as resistências de seu organismo. Durante este tempo no hospital, inúmeras preces e orações foram elevadas a Deus, pedindo pela recuperação de nosso querido padre e coordenador. Infelizmente, a ação destruidora da contaminação foi maior do que a capacidade de resistência de seu corpo.

Padre Marcos Vinícius foi arrebatado em direção à eternidade no domingo (14/06), dia do Senhor, levando à presença de Deus toda a sua história, construída com alegria, espirito missionário, vigor apostólico e amor incondicional aos mais pobres. Seu trabalho como pároco, em Rio das Pedras, será sempre lembrado por aquela comunidade, pois todos reconhecem o quanto ele era querido e admirado pelo povo de Deus. A nossa Igreja da PUC-Rio sempre procurou atender aos pedidos de padre Marcos Vinícius, colaborando economicamente para a compra de elevadores, na confecção dos quadros da Via Sacra e nas campanhas de cestas básicas em prol das famílias mais pobres da paróquia.

Sua memória na PUC-Rio nunca será esquecida pela dedicação à CRE, os eventos interdepartamentais, as atividades com os alunos e professores, as parcerias com o Núcleo do Meio Ambiente (NIMA) e a Pastoral Universitária etc. Sua simplicidade mineira, seu coração generoso, seu entusiasmo apostólico e o apreço pela PUC-Rio são traços de alguém que viveu pouco, mas o suficiente para deixar um legado que não esqueceremos.

Padre Marcos Vinícius foi em direção à casa do Pai ocupar uma daquelas moradas que Jesus Cristo tem reservado para os que procuraram segui-lo com amor nesta terra, galgando os passos e os ensinamentos do Evangelho. Que junto da Trindade Divina ele possa interceder por todos nós e pela PUC-Rio. Descanse em paz, nosso querido amigo, professor e sacerdote da Igreja.
Nossos sinceros sentimentos de pesar aos seus familiares, ao Departamento de Teologia, ao diretor e professores, por tudo o que vocês fizeram por ele, sobretudo, nos momentos difíceis de sua enfermidade. Que o exemplo do padre Marcos Vinicius nos inspire a levar adiante a nossa missão na Universidade, com o desejo de procurar servir a Deus no ensino e na pesquisa.