Área de concentração: Teologia Sistemático-Pastoral

Projeto de Pesquisa: Antropologia Teológica em contexto de pós-modernidade
Pesquisador responsável: Joel Portella Amado
Compreensão do ser humano, sua autonomia diante de Deus, do mundo e do outro no atual momento histórico. Diálogo com a chamada “Teologia da Prosperidade”, a partir das questões teológicas a ela subjacentes. Interpelação que tais questões trazem para a teologia, pontos irrenunciáveis e pensamento teológico diante dos novos paradigmas.

Projeto de Pesquisa: Teologia e diálogo com as ciências
Pesquisador responsável: Joel Portella Amado
Estuda a relação entre a teologia e a compreensão do mundo, do ser humano e de Deus trazida pelas novas e aceleradas descobertas das ciências em geral, notadamente das ciências exatas.

Projeto de Pesquisa: Mística e Humanização na Espiritualidade Cristã.
Pesquisadora responsável: Lúcia Pedrosa de Pádua
O projeto visa refletir sobre a mística como experiência universal, presente em todas as religiões e na espiritualidade cristã sob diversas formas, enfatizando os fundamentos teológicos de uma mística humanizadora e integradora, contribuindo para o discernimento eclesial no contexto atual de buscas religiosas plurais e de injustiça social.

Projeto de Pesquisa: Espiritualidade, Teologia e Humanização.
Pesquisadora responsável: Lúcia Pedrosa de Pádua
O projeto visa aprofundar na relação entre espiritualidade e teologia, ao longo da história e no nosso contexto, com ênfase no aspecto humanizador e transformador da espiritualidade cristã, que envolve a integração dos diversos espaços do humano, como o estético, o ético, o interpessoal e o interior, em diálogo com o contexto sócio-cultural moderno e pós-moderno.

Projeto de Pesquisa: História da Igreja e Modernidade: Permanências e Mudanças
Pesquisador responsável: Luís Corrêa Lima
Projeto de pesquisa sobre a relação entre modernidade e cristianismo, contemplando algumas de suas repercussões na sociedade e na vida intra-eclesial católica. No Ocidente – de raízes greco-romanas, judaico-cristãs e suas permanências duradouras – surgiu a modernidade como um novo ciclo civilizatório, trazendo consigo uma visão de mundo e uma forma de organização da sociedade. Esta modernidade incide na Igreja, desencadeando grandes transformações.

Projeto de Pesquisa: Os três monoteísmos (Judaísmo, Cristianismo e Islam) e a experiência de Deus
Pesquisadora responsável: Maria Clara Lucchetti Bingemer
Estudo comparativo de conceitos centrais nestas três tradições religiosas (revelação, fé, tradição), com destaque para a comparação entre os místicos pertencentes às três religiões.

Projeto de Pesquisa: A experiência do divino nas religiões do Livro
Pesquisadora responsável: Maria Clara Lucchetti Bingemer
A linha se propõe pesquisar comparativamente os principais elementos das três religiões do livro: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, sobretudo no que diz respeito ao conceito e experiência de Deus e à dinâmica da revelação desse Deus e a fé que Ele suscita.

Projeto de Pesquisa:  Literatura contemporânea e pensamento teológico
Pesquisadora responsável: Maria Clara Lucchetti Bingemer
A linha se propõe, juntamente com pesquisadores de outras instituições, iniciar uma reflexão e uma produção bibliográfica sobre as relações entre a teologia e a literatura brasileira e mundial.

Projeto de Pesquisa: Místicos e místicas do século XX
Pesquisadora responsável: Maria Clara Lucchetti Bingemer
No século chamado “sem Deus” a linha de pesquisa pretende trabalhar com histórias de vida de homens e mulheres cuja experiência de Deus não tirou do mundo mas fez elaborar um pensamento original que contribuiu para a transformação social.

Projeto de Pesquisa: Diálogo ecumênico e inter-religioso em seus movimentos e seus documentos
Pesquisadora responsável: Maria Teresa de Freitas Cardoso
Estudo de aspectos da compreensão e da realização do ecumenismo; de questões na temática da unidade e do diálogo; de documentos resultantes do diálogo ecumênico (bilateral e multilateral);  e de pontos de interesse para diálogo no âmbito inter-religioso.

Projeto de Pesquisa: Questões sobre a Igreja e os diálogos
Pesquisadora responsável: Maria Teresa de Freitas Cardoso
Estudam-se temas da Igreja – em sua natureza, sua fé, seu culto e sua práxis, e sua vida, presença e missão no mundo, tendo em vista seu interesse para o diálogo ecumênico e inter-religioso, e temas do significado ou das realizações dos diálogos, importantes para a reflexão teológico-pastoral e a vida da Igreja.

Projeto de Pesquisa: Crise da modernidade e teologia latino-americana
Pesquisador responsável: Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Investiga as consequências que a Crise da Modernidade e o surgimento dos novos paradigmas culturais e científicos trazem para a Teologia Latino-americana, seja no tocante à questão do método, seja dos novos temas que surgem no seu horizonte, seja ainda em relação às práticas pastorais e sócio-políticas que se inspiram nesta teologia.