Graduação em Teologia (Bacharelado)

A Graduação em Teologia da PUC-Rio, com seu Departamento, vem desenvolvendo as suas atividades desde 1968, e oferece o título de bacharel em Teologia com reconhecimento eclesiástico (Santa Sé, 1972), com reconhecimento civil (MEC, portaria 2602, de 25/07/2005).

O objetivo é aprofundar os fundamentos da fé cristã, qualificando o/a teólogo/a para os diferentes serviços e ministérios hoje existentes e para a pesquisa teológica. Tem na Sagrada Escritura e na reflexão Sistemático-Pastoral os suportes básicos de sua estrutura. Cada disciplina faz parte de um todo, tendo em Jesus Cristo seu elo fundamental, numa abertura aos dados da Revelação Cristã, num diálogo com as demais religiões e diversas ciências.

O Curso está estruturado em, aproximadamente, dez semestres e investe, concomitantemente, numa sólida formação filosófica (equivalente, aproximadamente, a um biênio) e numa formação estritamente teológica. O candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e inscrever-se no Vestibular ou ser Portador de Diploma de Nível Superior.

Estrutura

A graduação em Teologia foi implementada em 1968 e reconhecida pela Santa Sé em 1972, através do decreto 350/72 da Congregação para a Educação Católica. Desde então vem oferecendo um valioso serviço ao estudante para um aprofundamento da fé cristã, em diálogo com as ciências, bem como com a sociedade atual. Seu perfil é de uma integração bíblico-teológico-pastoral, a partir de seus dois campos: Bíblia e Sistemática. Além das aulas e seminários em salas de aula, o curso também proporciona vários momentos de encontro, reuniões, debates, discussões, Simpósios, Congressos, Semanas Teológicas, intercâmbio com outras universidades de outros países etc. Confere o título de bacharel em Teologia, e proporciona continuar os estudos em vista do Mestrado e do Doutorado, contando também com o reconhecimento civil (MEC, portaria 2602, de 25/07/2005).

Objetivos

• Capacitar ao estudo teológico, promovendo e desenvolvendo a investigação/pesquisa em Teologia;
  • Proporcionar uma sólida formação em Teologia, com qualificação para o exercício dos ministérios eclesiais, especialmente o presbiteral;
  • Preparar para a atuação em diferentes campos e serviços que exigem uma formação teológica qualificada, em especial nos vários setores e pastorais da Igreja, bem como no ensino de religião e assessorias diversas;
  • Divulgar em todos os níveis o pensamento teológico de modo a contribuir para a evangelização nos mais diferentes campos e ambientes da cultura e/ou sociedade contemporâneas;
  • Desenvolver uma reflexão interdisciplinar, como convém para os novos problemas de nosso tempo, numa formulação adequada aos diversos contextos culturais.

Requisitos

O candidato à graduação em Teologia, para se inscrever, deverá atender a um dos seguintes quesitos:

• Ter concluído o Ensino Médio e inscrever-se para prestar o vestibular;
  • Ser portador de Diploma de nível superior em geral;
    Além disso, é requerido do candidato: apresentar-se para entrevista com o Coordenador.

Prazos para a finalização do Curso

• Prazo mínimo de 5 anos, ou 10 períodos, para quem entrar sem a Filosofia; 3 anos, ou 6 períodos, para quem já tem o equivalente (60 créditos, com algumas disciplinas obrigatórias) de Filosofia;
  • Prazo máximo de 10 anos ou 20 períodos.

Outras informações

O Curso de Teologia objetiva aprofundar os fundamentos da fé cristã, em diálogo com as ciências e a sociedade atual, e preparar os alunos para os diferentes serviços hoje existentes que necessitam de qualificada formação teológica. Prepara para pesquisa teológica, qualifica para atuar tanto nos vários setores e pastorais da Igreja, quanto no ensino de Teologia e/ou Religião e assessorias diversas.

O Departamento de Teologia dispõe de um quadro de professores qualificados, sendo todos doutores nas mais variadas áreas das ciências bíblico-teológicas. Este professorado desenvolve permanentemente linhas de pesquisa nas áreas bíblico-teológico-pastoral, publicando-as em Livros, na Revista do próprio Departamento, intitulada Atualidade Teológica, e em outras revistas especializadas.

A Revista – Atualidade Teológica,  revista do programa de Pós-Graduação em Teologia do Departamento de Teologia, veicula a pesquisa bíblico-teológico-pastoral em abertura dialógica com as culturas e as ciências. Ela colabora, assim, com o avanço da pesquisa nas áreas afins e busca responder aos desafios de nossos tempos, captados sobretudo da realidade que desafia a Igreja Católica no Brasil, e com especial abertura para com a Igreja Latino Americana.

Os alunos deste Departamento, que contam com seu grêmio e representatividade, têm a possibilidade de participar no PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Trata-se de um programa do CNPq que busca despertar vocações científicas e incentivar novos talentos entre os estudantes da Graduação, preparando-os para o ingresso na pós-graduação.

O aluno deste Departamento dispõe de computadores ligados à rede internacional, via Internet, no RDC, de uma biblioteca especializada (enciclopédias, dicionários, livros, revistas, teses, bases de dados, intercâmbios entre bibliotecas), além de materiais didático-pedagógicos adequados.

Coordenação Central de Graduação