Através do curso de Iniciação Teológica a Distância, o corpo de professores de teologia oferece uma oportunidade singular de aprofundamento e atualização teológica para cristãos engajados, professores, agentes de pastoral ou universitários.

Visando responder a esta urgência e objetivando atingir um número cada vez maior de agentes evangelizadores, um grupo de professores do Departamento de Teologia da PUC-Rio (Graduação, Pós-Graduação e Cultura Religiosa) escolheu a metodologia inovadora do Ensino à Distância para implementar este projeto de Iniciação Teológica à Distância.

Oferecer esta modalidade de curso é um serviço que se estende à Igreja em todos os cantos do Brasil e do mundo. Procura-se suprir carências sentidas pelos professores de ensino religioso e pelos agentes de pastoral que, por motivos como a distância, não têm possibilidade de acesso aos meios acadêmicos universitários.

Esperamos que este Curso, ao despertar muitos cristãos e muitas cristãs para um entusiasmado engajamento na missão evangelizadora, favoreça um aprofundamento pessoal na experiência de seguimento de Jesus Cristo e possa contribuir de fato para o aprofundamento bíblico-teológico das pessoas comprometidas com a Pastoral, proporcionando-lhes uma maior sistematização dos conteúdos da fé a serviço da Evangelização.