A modalidade do curso insere na qualidade de extensão universitária, por isso, a certificação da Iniciação Teológica à Distância, não corresponde à graduação em Teologia. Nosso curso está disponível na modalidade online e semipresencial. O curso desenvolve o programa de estudo através de quatro (4) blocos contendo nove (9) módulos relativos aos tratados fundamentais da fé:

Teologia Bíblica (120 horas)
• Antigo Testamento
• Novo Testamento

Teologia Sistemática I (130 horas)
• Cristologia
• Antropologia e Escatologia

Teologia Sistemática II (75 horas)
• Revelação
• Trindade

Teologia Pastoral (85 horas)
• Eclesiologia
• Sacramentos
• Ética Cristã

O estudo é uma introdução ao núcleo fundamental e às principais questões desses temas a partir de um texto-base, elaborado por Professores Doutores em Teologia. Da mesma maneira, uma bibliografia complementar indicada para cada uma das partes internas dos módulos auxilia os cursistas no aprofundamento das questões.

1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS

• Título do Curso: Curso de Iniciação Teológica à Distância da PUC-Rio.
  • Caráter: curso de Extensão Universitária
  • Duração: os quatro blocos juntos totalizam 410 horas de estudo. A duração dos 4 meses difere na modalidade, para cada modalidade: semipresencial: 30 meses; online: 24 meses.
  • Titulação: certificado de Curso de Iniciação Teológica pela PUC-Rio para os alunos que obtiverem grau suficiente em todas as avaliações indicadas.
  • Pré-requisitos: diploma de segundo grau ou nível escolar equivalente; capacidade de leitura, compreensão dos textos e disponibilidade para estudo pessoal.

1.1 – Perspectivas e propostas

• Perspectiva interdisciplinar: busca-se alcançar a integração na totalidade do saber bíblico-teológico-pastoral, explorando as conexões entre a teologia e as outras ciências.
  • Perspectiva doutrinária-pastoral: apresenta-se de maneira crítico-sistemática os temas fundamentais das disciplinas teológicas, bem como a dimensão pastoral, pertinentes a cada um destes temas e nas propostas de avaliação.
  • Perspectiva teológico-espiritual: pretende-se desenvolver a reflexão teológica a serviço da vivência espiritual, respondendo assim à crescente exigência de aprofundamento nesta dimensão.
  • Caráter de flexibilidade: procura-se garantir uma flexibilidade estrutural que permita aos destinatários obter uma fundamentação comum e simultaneamente explorar em profundidade diferentes tratados especificados no programa, conforme interesses e possibilidades.

1.2 – Objetivos do curso

• Contribuir para o aprofundamento bíblico-teológico pastoral das pessoas engajadas em suas comunidades e serviços – professores de Ensino Religioso, catequistas, agentes de pastoral e outros–, proporcionando-lhes uma maior sistematização dos conteúdos da fé a serviço da Evangelização.
  • Favorecer um aprofundamento pessoal na experiência de seguimento de Jesus Cristo.

1.3 – Metodologia

O curso se desenvolve por tutoria, ou seja, por uma metodologia adequada para atender à população impossibilitada de acesso aos locais acadêmicos universitários convencionais.

O processo de inter-aprendizagem estruturado numa relação bidirecional é mediatizado pelos diversos procedimentos pedagógicos, destinados a possibilitar o ato educativo: processos de autoaprendizagem, inter-aprendizagem, auto avaliação e avaliação dos professores titulares.

2 – SISTEMÁTICA OPERACIONAL

A Sistemática operacional a ser adotada no presente curso, com base na estrutura curricular e no projeto EAD/PUC-Rio, estabelece um fluxo de atividades e uma dinâmica de relações professor/cursista e tutor/cursista, segundo a proposta de atividades do próprio curso.

O Curso pressupõe uma boa capacidade de estudo individual da parte do cursista, a presença nos seminários de abertura e fechamento nos blocos, quando ocorrem e diálogo permanente com o tutor.

2.1 – Professor, Coordenador e Tutor

• Professor: todos os professores do curso estão vinculados ao Departamento de Teologia – PUC-Rio e possuem título de doutorado. É da responsabilidade dos mesmos a elaboração das suas unidades, núcleos temáticos e a eles cabe o apoio aos tutores e a aprovação final dos cursistas.
  • Coordenação Central: é a equipe de professores do Departamento de Teologia PUC-Rio, responsável pela organização e dinamização do curso de Iniciação Teológica à distância.
  • Coordenadores dos centros de apoio (modalidade semipresencial): são os responsáveis diretos no local, são eles que organizam, articulam e dinamizam as atividades do Curso de Iniciação Teológica à Distância nos Centros de Apoio. Estabelecem também a vinculação entre o Centro de apoio e a Coordenação Central.
  • Tutor: pessoa com suficiente preparação bíblico-teológica para poder orientar os cursistas.

2.2 – Estudos dos módulos

O Estudo de Núcleos Temáticos é uma atividade que tem por finalidade a apropriação, por parte do cursista, de conteúdo específico, através de processo de autoaprendizagem. Para tal fim, o cursista tem à sua disposição os materiais indicados pelo módulo e pelos meios adequados. O cursista, no decorrer do período, poderá solicitar e receber orientações do Professor e do Tutor.

3 – SELEÇÃO E MATRÍCULA DO CANDIDATO

Os interessados deverão preencher a Ficha de Interessados e enviá-la para teodist@puc-rio.br.