I. Apresentação

O Programa de Pós-graduação visa aprofundar os principais conteúdos da fé cristã, os temas teológicos centrais, a reflexão bíblica, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e o potencial reflexivo do aluno em diálogo crítico com as questões suscitadas pela sociedade e pela cultura atual.

Seu escopo principal é formar professores e pesquisadores nas áreas de Teologia Bíblica e de Teologia Sistemático-Pastoral, bem como capacitar, seja para uma atuação de qualidade nos diversos níveis eclesiais, seja para um trabalho qualificado nas Instituições e organismos destinados a formação sacerdotal, de religiosos (as) e de leigos (as) e ainda para atuar no diálogo da fé cristã com a sociedade e com a cultura.

II. Objetivo

O Programa de Pós-graduação em Teologia visa a um aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Curso de Graduação, desenvolvendo, de modo especial, a capacidade de pesquisa e o poder criador; seu escopo é também a formação de professores universitários de Teologia.

Este Programa apresenta suficiente flexibilidade para as adaptações indispensáveis às diferenças de indivíduos e de grupos, principalmente no caso de pessoas que se preparam para trabalhos em organismos nacionais ou regionais de pastoral.

III. Histórico

O Departamento de Teologia faz parte do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio sendo erigido pelo estatuto da Universidade em 1967. Atualmente, o Departamento compreende a Pós-Graduação, a Graduação, a Cultura Religiosa e a Teologia a Distância.

Sentindo a necessidade de aprofundar a pesquisa nas áreas Bíblica e Sistemático-Pastoral, em 5 de maio de 1971, o Conselho de Pesquisa da PUC-Rio aprovou a criação do curso de Pós-Graduação em Teologia. A primeira turma de Mestrado iniciou no primeiro semestre de 1972 com duas áreas de concentração: Área Bíblica e Área Sistemático-Pastoral.

Em 20 de maio de 1972, pelo Decreto n. 350/72 a Santa Sé, por meio da Congregação para a Educação Católica erigiu o Departamento de Teologia em Faculdade de Teologia, concedendo-lhe o direito de conferir graus acadêmicos eclesiásticos de Bacharel, Mestre e Doutor em Teologia.

Em cinco de junho de 1972, o Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade aprovou o curso de Doutorado em Teologia.

Pela Portaria 132/99, de 02 de fevereiro de 1999, o Curso de Mestrado e de Doutorado foi credenciado pela CAPES com conceito 5 (cinco) para o triênio 1998-2000.

IV. Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

Área de concentração: Teologia Bíblica
Linha de pesquisa
1. Análise e Interpretação de Textos do AT e NT

Área de concentração: Teologia Sistemática Pastoral
Linhas de pesquisa
1. Religião e Modernidade
2. Fé e Cultura

V. Reconhecimento do curso

Mestrado e Doutorado

Reconhecimento: Avaliado pela CAPES com conceito 5 para o triênio 2010-2012. Aprovado pelo Parecer CNE/CES  do MEC nº 288/2015, de 08/07/2015.
Títulos atribuídos: Mestre e/ou Doutor em Teologia

VI. Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

Mestrado

  • Ter um mínimo de 12 meses de frequência na PUC-RIO.
  • Obter um mínimo de 24 créditos em disciplinas de Pós-Graduação.
  • Ter comprovado conhecimentos suficientes para a leitura de textos numa das línguas: francesa, inglesa, italiana ou alemã.
  • Para os alunos que escolhem a Área de Concentração Teologia Bíblica é requerido comprovado conhecimento em Língua Grega Bíblica Avançada e Língua hebraica Bíblica Avançada.
  • Apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado (TEO 3000).
  • Em doze meses o aluno deverá ter completado os vinte e quatro créditos e ter sido aprovado no Exame Complexivo do Mestrado.
  • Durante o semestre seguinte a estes doze meses deverá ter escolhido seu professor orientador e apresentar o Projeto de sua Dissertação.
  • No vigésimo terceiro mês o aluno deverá entregar na secretaria do Departamento a sua Dissertação para exame da banca examinadora.
  • Durante o período do  vigésimo quarto mês a Dissertação deverá ser defendida em público.
  • O texto definitivo da Dissertação deverá ser entregue ao Departamento com as correções feitas até 180 dias após a defesa.

Doutorado

  • Ter um mínimo de 12 meses de frequência na PUC-RIO.
  • Ser aprovado em exame de Qualificação (TEO 3004).
  • Obter um mínimo de 45 créditos (incluindo os de Mestrado)
  • Ter comprovado conhecimentos suficientes para leitura de textos em duas das seguintes línguas: francesa, inglesa, italiana ou alemã.
  • Para os alunos que escolhem a Área de Concentração Teologia Bíblica é requerido comprovado conhecimento em Língua Grega Bíblica Avançada e Língua Hebraica Bíblica Avançada.
  • Apresentar, defender em público e ser aprovado em Tese de Doutorado (TEO 3001).
  • Pedir o aproveitamento dos créditos das disciplinas cursadas no Mestrado.
  • Apresentar o Exame da Qualificação ao Orientador e mais dois professores.
  • Aos quarenta e dois meses o aluno deverá apresentar ao professor orientador 2/3 da sua tese já escrita.
  • Aos quarenta e sete meses deverá entregar o texto final da sua Tese na secretaria do Departamento.
  • Durante o período do último mês defender a Tese.
  • Após a defesa o aluno terá 180 dias para fazer as correções e entregar o texto definitivo no departamento.

VII. Admissão e Matrícula 

Mestrado

Ter concluído a Graduação em Teologia reconhecida pelo MEC, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas;

Ao candidato estrangeiro, ter concluído a Graduação em Teologia em IES reconhecida civilmente no próprio país de origem, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas;

Ao candidato formado em Cursos Livres de Teologia, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas, poderá ser permitida a admissão, desde que portador de outra graduação reconhecida pelo MEC ou, em casos de candidatos estrangeiros, pelo órgão civil competente no país de origem.

Ser aprovado em Exame de Seleção de Teologia, que versará sobre temas fundamentais apresentados pela Direção do Departamento.

Doutorado

Ser Mestre em Teologia ou em Ciências da Religião em Instituição brasileira reconhecida pela CAPES ou em Instituição estrangeira com diploma reconhecido em IES no Brasil. Será exigida a Graduação em Teologia para os Mestres em Ciências da Religião.

Ser aceito pelo departamento com base no projeto de pesquisa.

Outras exigências:

  • Ser aceito pelo Departamento com base no histórico escolar, no curriculum vitae, na experiência profissional e em entrevistas.
  • Avaliação do processo de inscrição para matrícula à Pós-Graduação pelos professores da Comissão Especial.
  • Prazos: a inscrição para o Mestrado é feita uma vez por ano, nos meses de junho/outubro. Para o Doutorado as inscrições são abertas em agosto/outubro como também em abril/maio para o segundo semestre.