Área de concentração: Teologia Bíblica

Projeto de Pesquisa: Temas seletos dos escritos joaninos
Pesquisador responsável: Isidoro Mazzarolo
O estudo abrange a teologia de João no quadro da exegese e teologia do final do primeiro século. A relação dos escritos de João com Lucas e com os evangelhos sinóticos. A pesquisa aproxima ainda a leitura dos textos de João, fazendo o caminho da crítica literária, crítica textual e semântica, com os textos herméticos e a gnose sobre o Logos (e o evangelho de Tomé), a filosofia grega e a superação do pensamento de João para a construção de um tratado cristológico, uma tese própria do Filho do Homem e a comunhão (koinonia) diferenciais no NT.

Projeto de Pesquisa: Exegese dos evangelhos sinóticos
Pesquisador responsável: Isidoro Mazzarolo
O estudo se desenvolve na análise dos evangelhos sinóticos, suas características, seu texto, contexto, crítica literária, crítica textual, crítica histórica e hermenêutica. O primeiro nível é uma discussão sobre as fontes, as camadas redacionais e o contexto da origem de cada evangelho. O segundo nível é a crítica interna e externa, as influências contextuais, a relação com o helenismo, a sinagoga e a política de Roma. O terceiro passo é a busca das correntes hermenêuticas, as comunidades como formadoras de opinião, a sua importância na redação final dos textos e as propostas para uma nova lógica comunitária e uma sociedade do amor e justiça.

Projeto de Pesquisa: Tópicos de Antropologia Paulina
Pesquisador responsável: Isidoro Mazzarolo
A linha de pesquisa se debruça sobre o livro dos Atos e Cartas Paulinas, com textos seletos dentro do contexto helenístico-judaico e sua visão antropológica. O estudo começa pela investigação exegética, crítica textual, literária e sociológico dos conceitos gregos de sociedade, pessoa e religiosidade, ambiente onde Paulo de Tarso nasce e cresce. Passa-se depois para a cultura judaica, seguindo o mesmo método. Por fim, a nova consciência do Apóstolo depois de assumir o cristianismo. Investigando os testemunhos dos Atos dos Apóstolos e das cartas paulinas e deutero-paulinas, o estudo privilegia os elementos antropológicos, a consideração pela mulher, a dimensão teológica de gênero e a síntese feita pelo Apóstolo dos elementos culturais por ele conhecidos e vividos da graça, do Espírito e da Liberdade.

Projeto de Pesquisa: A análise narrativa aplicada aos textos dos Evangelhos Sinóticos
Pesquisador responsável: José Otácio Oliveira Guedes
A pesquisa terá como objeto material os textos dos Evangelhos Sinóticos. O encaminhamento da pesquisa será feito a partir dos seguintes passos: 1. Utilização do Método histórico-crítico, dada a natureza de literatura produzida em tempo e cultura diferentes do tempo e cultura do leitor real; 2. Aplicação da “análise narrativa”, dado que a expressão da Palavra de Deus se dá pelo texto no seu estado final, a análise narrativa favorecerá à percepção do texto como “espelho” com seu componente que toca a vida; 3. Hermenêutica com categorias da filosofia existencial e da realidade latino-americana que permitam o texto alcançar o ouvinte-leitor contextualizado.

Projeto de Pesquisa: A relação semântica e teológica de textos ao interno do cânon do NT
Pesquisador responsável: José Otácio Oliveira Guedes
O objeto material da pesquisa será o cânon do NT. O objeto formal se dá na perspectiva de relação    semântica e teológica de textos ao interno do NT. Com as conquistas da exegese bíblica, hoje se fala de “teologias” do NT: teologia de Paulo, teologia de João, teologia de Mateus e, assim, de cada autor ou livro. A presente pesquisa pretende evidenciar que há cortes transversais que permitem colher testemunhos comuns entre textos de corpora distintos. O método utilizado nesta pesquisa será o método histórico-crítico, auxiliado com outro método ou abordagem que a natureza dos textos exigir (análise retórica; análise narrativa; abordagem canônica).

Projeto de Pesquisa: Temas inerentes ao Pentateuco
Pesquisador responsável: Leonardo Agostini Fernandes
O projeto busca articular determinados temas que são inerentes ao Pentateuco e que incidem sobre a organização social, cultural e religiosa do Israel pós-exílico: a figura e o papel de Moisés; a sublimidade de Sião; a centralidade do lugar de culto em Jerusalém; as reformas empreendidas por Esdras e Neemias e suas conseqüências; a esperança depositada na monarquia, no sacerdócio e no messianismo.

Projeto de Pesquisa: Interpretação e leitura canônica de textos proféticos
Pesquisador responsável: Leonardo Agostini Fernandes
O projeto busca individuar e determinar as temáticas de cunho profético que ajudem a perceber os elementos que estariam na origem das diferentes teologias presentes no Antigo Testamento a partir da sua forma final e canônica. Dentre as principais temáticas destacam-se: o yôm YHWH; a sublimidade de Sião; a monarquia, o sacerdócio e os profetas em conflito; a Torah nos profetas; a dinâmica e a influência do êxodo em textos proféticos; a vocação messiânica, entre identidade e missão no profetismo bíblico; a teshuvah nos e dos profetas; a justiça social e o valor da pessoa humana; a mediação profética como reconciliação e restabelecimento da justiça sócio-familiar.

Projeto de Pesquisa: Bíblia e Teologia: relações, metodologias e interdisciplinaridade  entre exegese, teologia, fé e praxe pastoral
Pesquisador responsável: Leonardo Agostini Fernandes
O projeto aprofunda a dinâmica bíblica que orienta o trabalho exegético, a reflexão teológica e os desafios que uma pastoral possui quanto à atualização da mensagem dos textos bíblicos nos vários contextos da vida eclesial e social. Os participantes do projeto obterão uma compreensão mais clara e aplicada sobre as relações entre Bíblia e Teologia, que possibilite a verificação da presença e das tendências metodológicas usadas na ação evangelizadora e catequética que a Igreja vem desenvolvendo como parte integrante da sua missão salvífica no decorrer da história.

Projeto de Pesquisa: Exegese Bíblica: princípios de interpretação e metodologia
Pesquisadora responsável: Maria de Lourdes Corrêa Lima
O projeto visa estudar os métodos de interpretação bíblica utilizados atualmente, avaliando seu alcance e seus limites, e investigar os princípios a eles subjacentes, procurando traçar os elementos fundamentais da hermenêutica bíblica e de sua concreta aplicação no trabalho exegético, com particular atenção à inter-relação Antigo-Novo Testamento.

Projeto de Pesquisa: Exegese bíblica: intertextualidade e teologia
Pesquisadora responsável: Maria de Lourdes Corrêa Lima
Estudo dos princípios que governam a categoria “intertextualidade” e sua aplicação na análise de textos do Antigo e do Novo Testamento.

Projeto de Pesquisa: O sistema verbal hebraico bíblico
Pesquisadora responsável: Maria de Lourdes Corrêa Lima
Estudo do funcionamento das formas verbais hebraicas na literatura narrativa e poética, a partir da perspectiva da lingüística textual.

Projeto de Pesquisa: História, Memória e Literatura Bíblica
Pesquisadora responsável: Maria de Lourdes Corrêa Lima
O Grupo de Pesquisa articula as áreas de História Antiga (com ênfase no Judaísmo e Cristianismo Primitivo) e Exegese Bíblica. Tem por finalidade melhor compreender o alcance e a dimensão histórica e religiosa dos textos bíblicos, bem como os fenômenos sócio-culturais que estão no seu entorno.

Projeto de Pesquisa: O sistema verbal hebraico na literatura profética bíblica
Pesquisadora responsável: Maria de Lourdes Corrêa Lima
Estudo do funcionamento das formas verbais hebraicas na literatura profética, a partir dos trabalhos recentes na linha da linguística textual.