Área de concentração: Teologia Sistemático-Pastoral

Projeto de Pesquisa: Questões atuais de Sacramentologia
Pesquisador responsável: Abimar Oliveira de Moraes
Estudo das questões mais prementes da Sacramentologia hoje, com especial atenção à sua relação com a Teologia e a aplicação pastoral.

Projeto de Pesquisa: Questões atuais de Teologia Pastoral
Pesquisador responsável: Abimar Oliveira de Moraes
Esse projeto de pesquisa propõe aprofundar diversas questões fundamentais no âmbito teológico-pastoral atual, tais como: a evolução dessa disciplina no quadro maior da Teologia; a reflexão teológico-pastoral produzida pelo Vaticano II; as principais correntes e projetos de teologia pastoral emersos nos últimos anos, com especial enfoque, às correntes e projetos latino-americanos; os problemas de pastoral especial, tais como: a pastoral urbana; a evangelização; a catequese; o pluralismo religioso; a vida paroquial, a relação entre ética e pastoral e etc.

Projeto de Pesquisa: A ação evangelizadora dos cristãos leigos e leigas na Igreja e no mundo.
Pesquisador responsável: Cesar Augusto Kuzma
Este projeto estuda as seguintes questões: 1) A real situação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e no mundo; 2) Sua vocação e missão; 3) Uma visão de Igreja a partir dos cristãos leigos e leigas, em perspectiva de comunhão; 4) Uma espiritualidade própria.

Projeto de Pesquisa: A esperança cristã e as questões atuais da escatologia.
Pesquisador responsável: Cesar Augusto Kuzma
O objetivo deste projeto é estudar em nível escatológico as relações humanas diante dos conflitos de sua vida pessoal (vida, nascimento, morte e ressurreição); na sua ação coletiva (neste instante, destacam-se as diversas expressões e movimentos teológicos contemporâneos e outras temáticas afins) e a ação cósmica (questão ecológica e cósmica). Com o intuito de obter melhores resultados, o projeto também possibilita a relação da escatologia com a cristologia, pneumatologia e eclesiologia. O projeto também abre espaço para o estudo de autores que possam contribuir para o desenvolvimento da temática escatológica contemporânea.

Projeto de Pesquisa: Questões atuais de Teologia Litúrgica
Pesquisador responsável: Luiz Fernando Ribeiro Santana
O intento do nosso projeto de pesquisa é desdobrar e aprofundar os tópicos essenciais que concernem à relação intrínseca existente entre “teologia” e “liturgia”. E isso com o fito de extrairmos as conseqüências catequético-pastorais de tal relação.

Projeto de Pesquisa: Inculturação da fé cristã.
Pesquisador responsável: Mario de França Miranda
Estuda as condições para que a fé seja acolhida em culturas diversas, examinando simultaneamente o que resulta disto para a própria compreensão da fé.

Projeto de Pesquisa: A Teologia Simbólica (Teologia Patrística).
Pesquisador responsável: Paulo Cezar Costa
Investigar-se-á as obras e o pensamento dos principais autores dos primeiros séculos do cristianismo no seu contexto social, cultural, religioso, político e econômico, considerando que muitas renovações no pensamento e na vida da Igreja nasceram sob o signo dos Padres.

Projeto de Pesquisa: Cristologia: Abordagens e Desafios.
Pesquisador responsável: Paulo Cezar Costa
Nas últimas décadas, a cristologia foi objeto de grandes estudos e se desenvolveram diversas abordagens cristológicas: cristologia transcendental, cristologia cósmica, cristologia trinitária, cristologia histórica, cristologia escatológica, cristologias da libertação, cristologias asiáticas, cristologias africanas, etc. Mediante esta riqueza de abordagens, vamos aprofundar os principais autores e as questões prementes das diversas tendências cristológicas.