Curso de Iniciação Teológica à Distância

O curso de INICIAÇÃO TEOLÓGICA À DISTÂNCIA é um curso de extensão universitária que envolve os professores do Dpto. de Teologia da Puc-Rio preocupados com a realidade no ensino teológico e pastoral do Brasil. As distâncias e a falta de centros especializados impedem que muitos leigos e professores de ensino religioso tenham uma solidez maior no campo teológico para enfrentar os desafios de sua missão.

A vida cristã, no Brasil, se encontra diante de múltiplos questionamentos, uma parte proveniente das desigualdades sociais e outra do pluralismo religioso. Por outro lado, constata-se uma grande superficialidade naqueles/as que deveriam ter conhecimentos e bases mais sólidas para anunciar e testemunhar o Evangelho e a vida Cristã.

Ainda que o Ensino à Distância não seja um método novo, acreditamos ser um caminho viável para superar as barreiras das distâncias, da falta de professores formados, de centros de apoio adequados para a formação e capacitação de novas lideranças, catequistas, ministros da palavra e professores de ensino religioso. É a modalidade de ensino semipresencial, pois o professor titular prepara o material e ministra os seminários de abertura e fechamento dos módulos, enquanto o tutor/monitor local acompanha os cursistas nos encontros semanais.

Curso desenvolve o programa de estudo através de nove núcleos temáticos relativos aos tratados fundamentais da fé (Introdução ao Antigo Testamento; Introdução ao Novo Testamento; Revelação; Cristologia; Antropologia Teológica e Escatologia; Trindade; Eclesiologia; Sacramentos, Liturgia e Ética Cristã). E a dinâmica do trabalho caracteriza-se por momentos de estudo pessoais e outros de interação face-a-face. O contato com os professores acontece através de Seminários Introdutórios durante os quais são dadas orientações gerais para o estudo dos temas, e dos Seminários Conclusivos, nos quais, além de verificar a aprendizagem e absorção dos conteúdos por parte dos cursistas, também é avaliada a metodologia e o material usado. Nesse seminário conclusivo, os cursistas apresentam ao professor titular as suas dúvidas, propostas ou aspectos novos do próprio módulo.

O próximo passo será implementar o curso de Iniciação Teológica à Distância, na modalidade on line, a fim de alcançar os "inalcançáveis" pelos métodos tradicionais.

Mais informações...

 

 
     
 

 
 
   
PUC-Rio