Curso de Iniciação Teológica à Distância - mais informações...

É um curso de Iniciação Teológica (extensão universitária) e não corresponde à graduação em Teologia. Está disponível na modalidade on-line e semipresencial. O curso desenvolve o programa de estudo através de quatro (4) blocos contendo nove (9) módulos relativos aos tratados fundamentais da fé:

  • Teologia Bíblica (120 horas)
    • Antigo Testamento
    • Novo Testamento
  • Teologia Sistemática I (130 horas)
    • Cristologia
    • Antropologia e Escatologia
  • Teologia Sistemática II (75 horas)
    • Revelação
    • Trindade
  • Teologia Pastoral (85 horas)
    • Eclesiologia
    • Sacramentos
    • Ética Cristã

O estudo é uma introdução ao miolo desses temas a partir de um texto-base, elaborado por Professores Doutores em Teologia, e de uma bibliografia complementar indicada para cada uma das partes internas dos módulos.

1 - CARACTERÍSTICAS GERAIS

  1. Título do Curso: Curso de Iniciação Teológica à Distância da PUC-Rio
  2. Caráter: curso de Extensão Universitária 
  3. Duração:  30 meses (semipresencial) ou 24 meses (on-line) - 410 horas de estudo 
  4. Titulação: certificado de Curso de Iniciação Teológica pela PUC-Rio para os alunos que obtiverem grau suficiente em todas as avaliações indicadas. 
  5. Pré-requisitos: capacidade de leitura que apresentem: diploma de segundo grau ou nível escolar equivalente.

1.1 - Perspectivas e propostas

  1. Perspectiva interdisciplinar: busca-se alcançar a integração na totalidade do saber bíblico-teológico-pastoral explorando-se as conexões entre a teologia e as outras ciências.
  2. Perspectiva doutrinária-pastoral: serão apresentados de maneira crítico-sistemática os temas fundamentais das disciplinas teológicas, bem como a dimensão pastoral, a qual estará presente na elaboração de cada um destes temas e também nas propostas de avaliação.
  3. Perspectiva teológico-espiritual: pretende-se desenvolver a reflexão teológica a serviço também da vivência espiritual respondendo assim à crescente exigência de aprofundamento nesta dimensão.
  4. Caráter de flexibilidade: procura-se garantir uma flexibilidade estrutural que permita aos destinatários obter uma fundamentação comum e simultaneamente explorar em profundidade diferentes tratados especificados no programa, conforme interesses e possibilidades.

1.2 - Objetivos do curso

  • Contribuir para o aprofundamento bíblico-teológico pastoral das pessoas engajadas em suas comunidades e serviços - professores de Ensino Religioso, catequistas, agentes de pastoral e outros–, proporcionando-lhes uma maior sistematização dos conteúdos da fé a serviço da Evangelização.
  • Favorecer um aprofundamento pessoal na experiência de seguimento de Jesus Cristo.

 

1.3 – Metodologia

O curso se desenvolve por tutoria à distância que é uma metodologia adequada para atender a uma população impossibilitada de acesso aos meios acadêmicos universitários convencionais.
O processo inter-aprendizagem estruturado numa relação bidirecional é mediatizado pelos diversos procedimentos pedagógicos, destinados a possibilitar o ato educativo: processos de autoaprendizagem, inter-aprendizagem, auto avaliação e avaliação através da tutoria e professores titulares.

O curso utiliza os seguintes procedimentos metodológicos:

  • O conteúdo de cada módulo é apresentado por meio de texto-base para leitura e reflexão;
  • Apoio de um tutor com o objetivo de acompanhar e oferecer ao cursista todo auxílio necessário ao seu processo de autoaprendizagem. Motivando e facilitando a solução das dificuldades encontradas;
  • No final de cada módulo haverá um Trabalho final.


    Modalidade on-line
  • Contado com o tutor por meio de e-mail e/ou chats;
  • Acesso a plataforma de ensino (Moodle) para realização de atividades avaliativas e para visualização de conteúdo pertinente ao tema trabalhado.

Modalidade semipresencial

  • Seminários de Abertura em cada módulo com o professor titular;
  • Encontro semanal com o tutor da turma no centro de apoio matriculado.

2 - SISTEMÁTICA OPERACIONAL
A Sistemática operacional a ser adotada no presente curso, com base na estrutura curricular e no projeto EAD/PUC-Rio, estabelece um fluxo de atividades e uma dinâmica de relações professor/cursista e tutor/cursista, segundo a proposta de atividades do próprio curso.
O Curso pressupõe uma boa capacidade de estudo individual da parte do cursista presença nos seminários de abertura e fechamento nos blocos (no caso do semipresencial) e diálogo permanente com o tutor.

2.1 - Professor, Coordenador e Tutor

    1. Professor: todos os professores do curso estão vinculados ao Departamento de Teologia - PUC-Rio com título de doutorado. É da responsabilidade dos mesmos a elaboração das suas unidades, núcleos temáticos e a eles cabe o apoio aos tutores e a aprovação final dos cursistas.
    2. Coordenação Central: é a equipe de professores do Departamento de Teologia PUC-Rio, responsável pela organização e dinamização do curso de Iniciação Teológica à distância.
    3. Coordenadores dos centros de apoio (modalidade semipresencial): são os responsáveis diretos no local, são eles que organizam, articulam e dinamizam as atividades do Curso de Iniciação Teológica à Distância nos Centros de Apoio. Estabelecem também a vinculação entre o Centro de apoio e a Coordenação Central.
    4. Tutor: pessoa com suficiente preparação bíblico-teológica para poder orientar os cursistas.

2.2 - Estudos dos módulos 

O Estudo de Núcleos Temáticos é uma atividade que tem por finalidade a apropriação, por parte do cursista, de conteúdo específico, através de processo de autoaprendizagem. Para tal fim, o cursista disporá dos materiais indicados ao módulo e aos meios adequados. O cursista, no decorrer do período, poderá solicitar e receber orientações do Professor e do Tutor.

2.3 - Orientação Professor/Cursista e Tutor/Cursista 

A atividade de orientação é considerada uma atividade permanente no processo de aprendizagem. Será realizada no decorrer das restantes atividades:

  • Avaliação 

    A Avaliação é entendida no presente Curso, como um processo permanente, integral e sistemático da aprendizagem do aluno, na perspectiva de orientação, controle e motivação. As avaliações escritas são elaboradas pelo professor no final de cada módulo a fim de averiguar o método ensino aprendizagem.

 

3 - SELEÇÃO E MATRÍCULA DO CANDIDATO

Documentos necessários 

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de conclusão de Segundo Grau (xerox). 

 

 4 – CURSO

Maiores informações em nosso blog: http://teodist.teo.br/

5 - COORDENAÇÃO DO PROJETO DE INICIAÇÃO TEOLÓGICA À DISTÂNCIA
Departamento de Teologia - PUC/Rio - 2011 
Curso de Iniciação Teológica à Distância
Grão-Chanceler: Dom Orani Tempesta
Reitor: Pe. Dr. Josafá Carlos de Siqueira 
Dir. do Departamento de Teologia: Prof. Dr. Leonardo Agostini Fernandes
Coordenador Geral: Prof. Dr. Fr. Isidoro Mazzarolo
Assessora Pedagógica: Prof. Marimar M. Stahl


Departamento de Teologia
Pontifícia Universidade Católica - PUC
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea
22453-900 Rio de Janeiro RJ
Prédio Cardeal Leme, 11º andar
Tel.: 0xx21.3527.1660
Fax: 0xx21.3527.1660
E-mail: teodist@puc-rio.br

 
     
 

 
 
   
PUC-Rio